Número de vegetarianos em Portugal quadruplica em 10 anos

Torre de Belém, em Lisboa (Foto: Reprodução)


Em setembro de 2007, o Centro Vegetariano, em Portugal, realizou o primeiro estudo com uma amostra representativa da população portuguesa para determinar o número de vegetarianos no país, com a AC Nielsen. Passados 10 anos, em setembro de 2017, foi repetido o estudo e as conclusões mostram uma evolução surpreendente.

O número de vegetarianos quadruplicou em 10 anos, com 1,2% dos portugueses não consumindo carne nem peixe atualmente. Em 2007, apenas 0,3% da população portuguesa se encontrava nessa categoria.

95% dos portugueses mantêm o consumo de carne, peixe, laticínios e ovos em sua alimentação.

Os resultados também sugerem que o consumo frequente de carne e peixe parece ter reduzido, ainda que ligeiramente, na última década (de 79% para 77% e de 76% para 70% respectivamente), indicando uma tendência de consumo mais ocasional.

0,6% da população segue alimentação vegana (não consome carne, peixe, ovos ou laticínios). Esse número representa o dobro do número de vegetarianos à época do estudo de 2007, o que sugere uma tendência notória da população portuguesa para dietas com base vegetal.

Para todas as categorias de consumo (carne, peixe, ovos e laticínios), as mulheres (comparativamente com os homens) e os jovens entre os 25 e 34 anos de idade (comparativamente com outras faixas etárias) são os que têm maior porcentagem de não consumo. Isto é, mulheres e jovens entre os 25 e 34 anos responderam mais vezes “nunca” quando inquiridos acerca da frequência do consumo de carne, peixe, ovos e laticínios.

Amostra e metodologia

O estudo utilizou uma amostra aleatória e estratificada. Foram realizadas duas mil entrevistas domiciliárias a indivíduos de ambos os sexos, residentes em Portugal e com idades compreendidas entre 15 e 65 anos, tendo um erro máximo esperado de +/- 2,2% para um grau de confiança de 95%. As entrevistas foram feitas em setembro de 2017.

Questões relativas à dieta alimentar

À semelhança do estudo de 2007, os participantes foram inquiridos relativamente à frequência com que consomem:

- Carne ou produtos derivados (frios, hambúrgueres, mortadela, chouriços etc.);

- Peixe ou produtos derivados (pastas, frutos do mar etc.);

- Leite ou outros laticínios como queijo, manteiga, iogurte etc.;

- Ovos ou produtos com ovos como bolos, doces etc.

Para cada uma das categorias acima, as alternativas de resposta eram: “nunca”, “ocasionalmente” e “frequentemente”. Considera-se que seguem alimentação vegetariana os que responderam “nunca” às duas primeiras perguntas e alimentação vegana os que responderam “nunca” às quatro.

Fonte: Centro Vegetariano   


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

A plataforma de aluguel de apartamentos para viagens Hundred Rooms fez recentemente uma lista com as cidades europeias preferidas para os amantes de comida vegana. No primeiro lugar do ranking, está Lisboa, capital portuguesa. Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário