Número de veganos aumentou 600% em três anos nos EUA


Um artigo recente da Food Revolution revela que o número de veganos nos EUA aumentou em 600% nos últimos três anos.

Em 2014, apenas 1% dos norte-americanos se identificavam como veganos. No entanto, dados de 2017 mostram que 6% dos americanos se identificam agora como veganos.

O aumento parece estar refletido também no mercado. Dados estatísticos recentes revelam que as vendas de leite vegetal aumentaram 61% desde 2012, enquanto as vendas do leite convencional sofreram declínio.

Além disso, uma quantidade crescente de norte-americanos, cerca de 50%, agora apoia a proibição de matadouros e outros 70% admitiram que se sentem incomodados com a maneira como os animais são mortos para o consumo.

Em todo o mundo

Números similares foram observados em outras partes do mundo.

A Vegan Society mostrou um aumento de 360% no número de veganos na Grã-Bretanha na última década. Dados recentes mostram que atualmente 8% das pessoas no Reino Unido são veganas.

Em Portugal, o número de vegetarianos cresceu 120% na última década também, representando um aumento de 400%. O número de veganos deve rondar os 60 mil atualmente.

Da mesma forma, o mercado de produtos veganos na China deve aumentar 17% até 2020, indicando que o estilo de vida está se tornando cada vez mais prevalente.

Devido ao aumento na preocupação com a saúde, meio ambiente e direitos dos animais, especialistas sugerem que o número de consumidores veganos continuará a aumentar.

Impacto no mercado

Os alimentos vegetais têm tido uma previsão de crescimento enorme nos próximos anos - o mercado de alternativas à carne deve atingir 5,2 milhares de milhões de euros em 2020, e o setor das bebidas vegetais atingirá 16 bilhões em 2018.


Foto: Serena King


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. O Olhar Animal, que também replicou a matéria acima, escreveu a seguinte nota: "Veganismo não é um 'estilo de vida', e sim uma postura moral. E é bem possível que esses números estejam inflados pelo critério de atribuir a condição de vegano a quem é apenas vegetariano (não se alimenta de nada de origem animal). De qualquer forma, os números refletem uma importante mudança de comportamento, que consciente ou inconscientemente favorece os animais".

2. Sobre a realidade brasileira, leia: Mercado vegano cresce 40% ao ano no Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário