Cobaias virtuais podem substituir animais em testes farmacêuticos


Testes de medicamentos em animais sempre foram um dilema ético. Agora, os cientistas parecem mais próximos de resolver esse problema, poupar a vida dos animais e até tornar as drogas mais seguras. Tudo com a ajuda de cobaias virtuais.

Na última segunda-feira (12/3/2018), o Centro Nacional de Substituição, Refinamento e Redução de Animais em Pesquisas (NC3Rs), do Reino Unido, concedeu seu prêmio internacional de 2017 a uma equipe da Universidade de Oxford que conseguiu simular a maneira como 62 drogas afetam células cardíacas humanas com a ajuda apenas de um software. O programa, chamado Virtual Assay, foi capaz de adivinhar corretamente se as substâncias causariam danos ao coração.

A cobaia virtual parece ser mais eficiente do que os testes feitos em animais de verdade. Ela acertou se a droga poderia causar arritmia em 89% das vezes, enquanto os testes feitos em coelhos acertaram apenas 75% das vezes. A técnica não é exatamente uma novidade, mas é a primeira vez que se aproxima tanto assim do ideal.

O Virtual Assay já está sendo usado por quatro empresas farmacêuticas, incluindo a gigante alemã Merck KGaA. A esperança é que a tecnologia evolua até o ponto em que testes em animais sejam lembrados como uma barbárie do passado.


Imagem: non 157 / iStock 

Nenhum comentário:

Postar um comentário