Cachorro também deve escovar os dentes


Com que frequência você escova os dentes do seu cachorro? Se nem pensa nisso, uma pesquisa do Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal Waltham, na Inglaterra, vai fazer você mudar de ideia - principalmente se o animal for de pequeno porte ou velhinho. O estudo desvendou que esses animais correm maior risco de encarar a periodontite.

Apesar de a doença atingir os dentes, todo o corpo fica suscetível a complicações. “O quadro pode afetar fígado, coração e articulações”, alerta o veterinário Marco Leon, da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV). E não pense que a doença é rara. “Ela está presente em quatro a cada cinco cães adultos”, estima Leon. Para evitá-la, a escovação deve ser diária.

Bê-á-bá da escovação canina

O veterinário Herbert Corrêa, professor da Universidade Anhembi Morumbi (SP), dá dicas para a hora da limpeza.

A escova ideal

Ela não precisa ser específica para cães. O mais importante é ter cerdas macias. Os modelos infantis, por exemplo, são ótimas escolhas.

E a pasta?

Nada de recorrer ao produto que a gente usa, pois pode ser tóxico para eles. Na verdade, a pasta nem é necessária. Basta escovar com água.

Vá com calma

Para habituar o animal à limpeza, comece escovando apenas alguns dentes, e com os dedos. Com o tempo, avance e utilize a escova.

Nas alturas

Posicionar o bicho em um local mais alto, como a máquina de lavar roupa, é uma boa. Ele vai ficar mais quietinho só por estar ali.

Dê recompensas

Associar a hora da escovação com um presente (como um passeio posterior ou o brinquedinho que ele ama) ajuda na aceitação da higiene.

Fonte: Revista Saúde 

Foto: Katerina Brusnika / iStock


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário