Aves e jabutis resgatados pela FPI são devolvidos à natureza no Sertão de Alagoas


Cerca de 60 aves e 270 jabutis resgatados de cativeiro foram devolvidos à natureza ontem (15/3/2018), no município de Belo Monte, no Sertão de Alagoas.

Esses animais foram resgatados durante ações da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do São Francisco (FPI), coordenada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL), mas com apoio de outros órgãos estaduais e federais.

Segundo o coordenador da equipe de soltura, Lahert Lobo, o jabuti, praticamente inexistente em seu habitat natural, é uma das espécies mais ameaçadas de extinção na caatinga alagoana.

“Os jabutis ainda são muito comuns em cativeiros, mas a criação é proibida e pode gerar multa de R$ 5 mil por animal apreendido. A maioria devolvida hoje à natureza foi de entrega voluntária. É importante essa conscientização da comunidade”, afirma Lobo.

As aves que também foram devolvidas à natureza são das espécies galo-de-campina, extravagante, azulão, cancão e rolinha fogo-apagou.

“Após a soltura, realizamos sempre que possível visitas posteriores para monitoramento, e também fazemos a inspeção nas comunidades para saber se houve captura”, explica o coordenador da equipe de soltura.

Lobo diz também que os bichos soltos ainda vão apresentar comportamento doméstico. Contudo aqueles que conseguirem se reproduzir, gerarão animais silvestres, se mantidos longe do contato humano. Eles foram soltos em uma área com grande oferta de alimentos e água.




Fonte: G1 

Fotos: Jonathan Lins / MP-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário