Como o lendário baixista do Black Sabbath se tornou vegano


Um dos músicos mais influentes da história do heavy metal, o baixista inglês Geezer Butler, principal letrista do Black Sabbath, cresceu rodeado de animais. Com três irmãos e duas irmãs, sua casa vivia repleta de gatos, cães, ratos, galinhas, sapos e tartarugas. “E eles sempre tiveram grande importância na minha vida. Meu cachorro, Scamp, era meu melhor amigo quando eu estava crescendo, e ele era tão meu irmão quanto meus irmãos humanos. Um dia, alguém jogou ácido nele e ele quase morreu, mas meus pais gastaram as economias de uma vida para pagar por seu tratamento”, disse em entrevista ao Devils Gate Media em março de 2016.

Butler se surpreendeu em saber como as pessoas poderiam ser tão cruéis, e desde então assumiu um compromisso em defender os animais. Hoje, ele é um ativista vegano, membro da PETA, organização de defesa dos direitos animais, e tem usado sua influência para inspirar jovens de todas as partes do mundo. “Eu costumava comer carne quando era criança, mas não sabia qual era a origem. Um dia, cortei um pedaço de carne e saiu sangue, então perguntei a minha mãe de onde vem a carne, e ela disse: ‘Dos animais’. E foi isso”, relatou.

O músico também teve uma infância difícil. Havia sete crianças na família e seu pai costumava receber apenas 30 dólares por semana para alimentar todos. “De qualquer modo, já não havia muita carne. Então eu realmente não senti falta. Conforme fui amadurecendo e começamos a pegar a estrada, tão logo você dissesse que era vegetariano, as pessoas, por alguma razão, achavam que você comia peixe. E eu dizia: ‘Como peixe pode ser um vegetal?’. Eu já tinha decidido fazer apenas coisas veganas, nada relacionado com qualquer tipo de animal. Tornei-me vegano a partir daí”, informou a Bryan Reesman, do Attention Deficit Delirium.

Em entrevista concedida ao portal Team Rock em outubro de 2016, o lendário baixista admitiu que é um bom cozinheiro vegano. “E também faço uma boa xícara de chá”, emendou. Em outra entrevista concedida ao Peta2, ele disse que gosta de levar amigos para jantar em sua casa e lhes servir carne falsa. “Só depois digo a eles que aquela deliciosa refeição que comeram era vegana.”

Ele e sua esposa Gloria estão há muitos anos envolvidos em batalhas contra criações de animais com finalidade comercial, uma vez que esses locais têm contribuído para aumentar a superpopulação de animais de rua. “Há tantos cães e gatos e todos os tipos de bichos que precisam de um lar. Não há razão para sair por aí e comprar um animal de uma pet shop quando você pode simplesmente buscar um deles em um abrigo [ou ONG] local”, lamentou Butler*.

Geezer Butler nasceu em 17 de julho de 1949 em Aston, Birmingham, na Inglaterra. Ele gravou 14 álbuns com o Black Sabbath entre 1970 e 2013, três discos solo, três discos com Ozzy Osbourne e três discos com o Heaven & Hell.


Referências







Foto: PETA 


*NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Leia aqui matérias sobre a realidade da criação de cães e gatos de raça e comércio de vidas não humanas em geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário