Cachorro abandonado por ser anão recebe todos os cuidados e é um animal muito alegre


Barney é um cão labrador que nasceu um pouco diferente. Ele tem nanismo e, por conta disso, foi abandonado pelos tutores no Home Dog Rescue, grupo de voluntários que ajuda a salvar vidas de animais abandonados no Reino Unido.

Porém a condição de Barney parece não afetar em nada como ele vive e se diverte, aliás, segundo o diretor do centro de resgate, Dave Sutton, o cachorro nem parece perceber que é diferente.

Hoje com cinco anos, Barney é um cachorro lindo, muito alegre e que adora correr e brincar de pegar a bolinha. “Barney não sabe que é diferente de outros cães. Ninguém nunca lhe disse que ele é um anão – ele não parece perceber que é diferente. É um dos cães mais felizes que já tivemos, uma alegria absoluta”, afirma Sutton.

A maioria dos cães anões sofre de uma condição chamada osteocondrodisplasia, uma anormalidade no crescimento do osso e da cartilagem que, dependendo da gravidade, pode causar desconforto e dor nas articulações.

Por conta disso, o animal não pode se esforçar demais. “Só podemos levá-lo em caminhadas curtas, já que ele se cansa mais rápido, o que não é ajudado pelo fato de ele ter 38 quilos, quando deveria ter 28. Mas nós o mantemos em uma dieta leve e um programa de exercícios para ajudar”, explica Sutton.

Além da dor que ele pode sentir, outro ponto negativo é a vida ainda mais curta que animais com essas condições costumam ter. “Os veterinários nos disseram que ele provavelmente só tem mais um ano a 18 meses, principalmente devido aos problemas com as pernas, que são torcidas para fora”, conta o diretor do centro de resgate.

Recentemente, o cãozinho teve uma grande novidade que o deixou muito feliz: ele foi encaminhado para um lar temporário*, onde receberá ainda mais cuidados e terá um final de vida como merece.

Fonte: Portal do Dog (via Daily Post)

Foto: Daily Post Wales 


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

*1. Lar temporário é a casa de um protetor de animais que oferece um lugar para que determinado animal fique mais à vontade do que em um abrigo ou ONG (ou quando estes estão lotados). O protetor cuida desse animal e trabalha sua adoção, para que seja encontrada uma família, um lar definitivo. 

Leia aqui como promover você mesmo a adoção de um animal, caso encontre ou conheça algum abandonado ou resgatado e queira oferecer um lar temporário.

2. A doença de Barney provavelmente é resultado de um cruzamento malsucedido, situação que ocorre na criação de cães e gatos de raça (leia mais aqui). Esse é mais um dos inúmeros motivos para não se comprar animais e incentivar esse comércio que explora e traz sofrimento a muitas vidas inocentes, e sim adotar. Clique aqui para ler mais um texto elucidativo sobre o tema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário