Youtuber visita santuário e dá péssimo exemplo


O youtuber Whindersson Nunes visitou recentemente o Phoenix Park – um parque de conservação de cervos localizado em Dublin, na Irlanda – e publicou imagens nas quais é possível vê-lo desrespeitando as regras do local e colocando em risco a vida dos animais.

Por funcionar como um santuário que tem o objetivo de reproduzir cervos para preservar a espécie, o parque tem rígidas normas que determinam que os visitantes não se aproximem dos animais nem os alimentem.

No Instagram, Nunes publicou um vídeo em que fica próximo dos cervos, infringindo a norma do Phoenix Park. Ele atrai um deles com a mão fechada, fingindo que segura um alimento. Quando o cervo se aproxima, ele faz um gesto obsceno com o dedo para o animal.

Não satisfeito, o youtuber decide alimentar um cervo. Em uma foto publicada por ele, é possível vê-lo sentado em um banco ao lado da namorada, com um pacote de comida industrializada em uma das mãos, que é oferecido ao cervo. “Um animal sendo alimentado”, diz a legenda da publicação.

O ato de alimentar um animal silvestre, especialmente com alimento industrializado, é proibido pelo parque devido aos riscos que pode trazer para a saúde do animal, que pode adoecer*.

Ativistas acionaram os guardas do parque – que enviaram uma advertência ao nome do youtuber, mas não o encontraram no local devido à grande extensão territorial do Phoenix Park - e se uniram para enviar e-mails ao superintendente do santuário solicitando que o indivíduo se retratasse publicamente.

A atitude do youtuber não só é reprovável por ter quebrado as regras do parque e colocado os animais em risco, mas também pelo incentivo gerado pelas publicações feitas por ele. Isso porque Nunes possui mais de 17 milhões de seguidores no Instagram, supostamente sendo responsável por formar opiniões e reforçar comportamentos que, nesse caso, agridem a vida selvagem.


Foto: Instagram / Reprodução


*NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Além de riscos à saúde que o alimento pode trazer ao animal, o próprio ato de um ser humano alimentar um animal silvestre já é errado. Isso porque o animal perde o medo dos humanos e passa a se aproximar, alterando seu comportamento natural e, com isso, criando mais riscos a sua integridade física, pois ele fica vulnerável a caçadores e outros tipos semelhantes de humanos violentos. 

Exemplo atual e brasileiro é o caso dos bugios, que vêm sendo mortos envenenados e a pauladas por humanos que se aproveitam dessa confiança dos animais para assassiná-los, devido à crença infundada de que eles transmitem febre amarela (não transmitem, são apenas vítimas da doença).

Nenhum comentário:

Postar um comentário