Porto de Santos confirma suspensão de embarque de animais por determinação da Antaq

Bois sendo embarcados em navio para serem levados à Turquia (Foto: Carlos Nogueira / AT)


A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) enviou uma nota oficial à redação da Anda (Agência de Notícias de Direitos Animais) confirmando a suspensão do transporte de animais vivos no Porto de Santos. Os animais seriam enviados pela Ecoporto.

De acordo com a Codesp, a suspensão será mantida até que seja concluído o processo que tramita na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

“A recente suspensão das operações de embarque de carga viva decorre por medida preventiva desta Codesp em virtude de tramitar no órgão regulador (Antaq) processo que definirá a realização de tais operações. Até que se conclua o trâmite, as operações estão suspensas. Após a manifestação do órgão competente, a Codesp tomará as medidas cabíveis”, afirma a nota enviada pela assessoria de imprensa do Porto de Santos.

O deputado federal Ricardo Izar Jr. havia questionado a direção do Porto de Santos se a Ecoporto Santos teria autorização para fazer esse tipo de operação. A direção recebeu a resposta da Antaq informando que a empresa não tinha permissão para realizar esse tipo de atividade e por isso determinou que os embarques fossem suspensos.

Em nota oficial enviada à Anda, o Porto de Santos reafirmou 
a suspensão do embarque de animais vivos (Foto: Divulgação)


A Companhia Docas do Estado de São Paulo, em nota divulgada anteriormente, se colocou contrária aos maus-tratos impostos aos animais e alegou “que constitui a missão desta companhia o desenvolvimento econômico com responsabilidade socioambiental, não caracterizando sob nenhuma hipótese a nossa intenção de desrespeitar a vida animal”*.

É importante, urgente e necessário que ativistas pelos direitos animais, representantes da classe política e do judiciário e também toda a sociedade se mobilize para que esse tipo de transporte absolutamente cruel, que provoca profundo estresse físico e emocional nos animais, seja abolido no Brasil. Intrinsecamente, esse transporte fere todas as leis de proteção e bem-estar animal.



NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

*1. Apesar de a Codesp afirmar ser contrária aos maus-tratos, 27 mil bovinos foram despachados para a Turquia pelo Porto de Santos em 4 de dezembro passado, apesar da luta de ativistas para impedir o embarque. Leia aqui

2. E reforçamos que o objetivo da luta diária que nós, da causa animal, travamos é a completa abolição animal. É claro que poupar esses animais de tamanho sofrimento como uma viagem dessas é um grande ganho, mas nosso propósito é que eles sejam libertados dos matadouros, e vivam livres, sem dor e quaisquer sofrimentos, como todos os animais merecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário