Especialistas desmentem mitos sobre beleza que envolvem o veganismo

Modelos Katia André, Isabella Trad e Marcela Thomé usando produtos da Simple Organic, 
que produz cosméticos veganos (Fotos: 1ª - Andrea Dermatte; 2ª e 3ª - Carlos Sales)


Recentemente, a apresentadora Xuxa e o ator Junno Andrade anunciaram que cortaram a carne da alimentação. Consequentemente, criaram uma oportunidade para que o tema vegetarianismo fosse discutido pelo grande público. Ainda existem diversos questionamentos e, muitas vezes, afirmações incorretas sobre aspectos de beleza e saúde de quem é vegetariano ou vegano. Veja abaixo os esclarecimentos de alguns especialistas.

“Quem é vegetariano tem queda de cabelo e unhas fracas”

“O principal nutriente para os cabelos e as unhas é o ferro, que pode ser facilmente encontrado em uma alimentação sem carne. Basta intensificar o consumo de alimentos ricos em ferro, como feijão e ervilha, e em vitamina C, pois ela facilita a absorção do ferro”, Eric Slywitch, médico especialista em nutrologia, com ênfase em alimentação vegetariana.

“Isso acontece com qualquer pessoa que tenha deficiência nutricional. Mas quem é vegano come muitos alimentos que são anti-inflamatórios, e isso favorece a saúde como um todo. Depois que me tornei vegana, meu cabelo ficou muito mais forte”, Alana Rox, ativista, embaixadora da ONG Mercy for Animals, autora do livro Diário de uma Vegana e apresentadora de um programa de mesmo nome no canal GNT.

“As pessoas engordam quando adotam uma alimentação vegetariana”

“Para manter a alimentação saudável e equilibrada, basta trocar a carne por feijões e aumentar o consumo de leguminosas. Uma porção de carne é o equivalente a 190 calorias; uma concha de feijão tem 190 calorias e o dobro de ferro do que a proteína animal. O ferro da carne é mais absorvido pelo organismo, mas como o feijão tem mais ferro, a absorvição final é a mesma”, Eric Slywitch.

“Algumas pessoas que adotam uma dieta vegetariana caem na cilada de comer muito amido, como pizza e pão, e engordam. Isso acontece porque temos um instinto de compensação e pensamos 'já que não estou comendo carne, vou comer coisas gostosas'. Uma alimentação rica em amido engorda até uma pessoa que come carne. Vegetarianos e veganos precisam ter uma alimentação saudável, até porque o índice de retorno é de 35% quando você não tem uma nutrição equilibrada. E você pode comer coisas gostosas e saudáveis mesmo sendo vegetariano ou vegano”, Alana Rox.

“Vegetarianos têm flacidez e a pele envelhece mais rápido”

“Muitas pessoas se preocupam com o colágeno. No entanto, o corpo de quem tiver uma alimentação que supra todos os nutrientes irá produzir colágeno normalmente”, Eric Slywitch.

“É impossível ser uma indústria de cosméticos sem testar em animais”

“Alguns países, como a China, exigem que haja alguns testes em animais. Para um país como esse, a gente prefere não vender do que fazer testes em animais. Estamos começando o processo de exportação para outros países e regiões, como Europa e Estados Unidos, já que nesses locais os testes em animais não são exigidos. Não usamos matérias-primas que sejam tóxicas e agressivas o suficiente para que seja necessário testar em um ser vivo antes do uso humano”, Patrícia Lima, fundadora da marca de cosméticos brasileira vegana Simple Organic.

“Somos a prova de que é possível. Desde que a marca nasceu, há 22 anos, não fazemos testes em animais. Há 30 anos, os sócios da empresa tinham negócios na área sem fazer testes em animais. Exigimos dos nossos fornecedores uma declaração de que também não fazem esse tipo de teste. Para nós, esse assunto é uma questão de honra, levamos muito a sério. Por isso, não atendemos ao mercado chinês. No entanto, temos uma equipe de profissionais lá focada em relacionamento com autoridades para que a China interrompa a exigência de testes em animais”, Renata Pagliarussi, diretora-geral da Lush Brasil (70% dos produtos da Lush são veganos).

“Alguns países como Austrália, Noruega e Suíça baniram os testes em animais. Como você vai testar em animais algo para o ser humano? O ser humano não tem direito sobre outro ser. A crueldade não pode ser aceita como normal. Hoje, cada vez mais existem outros caminhos”, Alana Rox.

“Cosméticos cruelty free não são seguros, pois não foram testados em animais”

“Uma marca cruelty free não está isenta do processo de teste, todos os produtos são testados. São vários tipos de teste - entre eles, o de estabilidade e o microbiológico -, porém, não há necessidade de testar em animais, pois já existem tecnologias e testes que substituem”, Patrícia Lima.

“Os testes em animais são cruéis e não garantem segurança e eficácia para os humanos. Testes em animais são obsoletos. Todos os nossos cosméticos são testados em laboratório, com a cultura de tecidos, por exemplo. Também fazemos testes com pessoas voluntárias. Além disso, temos o Lush Prize*, uma iniciativa que promove pesquisadores que se dedicam a alternativas aos testes em animais”, Renata Pagliarussi.

Fonte: Estadão  


*Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário