Bióloga é salva por baleia de um possível ataque de tubarão


A bióloga Nan Hauser estava mergulhando no mar das Ilhas Cook, no Pacífico, quando deparou com uma baleia jubarte. O animal estava especialmente interessado nela, e, por 10 minutos, eles tiveram uma interação que pareceu assustadora para a bióloga no primeiro momento.

“Eu estava na água e ela se aproximou de mim. E ela não parava. Eu tentava me afastar, mas, por 10 minutos e meio, ela ficou me colocando sob suas nadadeiras peitorais... E simplesmente girando ali, comigo em seu corpo”, conta Nan.

O que a bióloga não sabia é que, a uma curta distância de ambas, um tubarão-tigre as espreitava. Essa espécie de predador é uma das mais agressivas entre os tubarões. Nan só percebeu depois de deixar a água que a baleia, que pesa mais de 25 toneladas, estava, aparentemente, tentando protegê-la de um ataque.

“Avistei uma baleia a distância batendo a barbatana, mas não fiz a relação. Não percebi que tinha um tubarão ali”, conta Nan.

Segundo a bióloga, as baleias jubartes são “altruístas” e costumam ajudar outros animais em perigo. “Elas têm um comportamento incrível; se apressam para entrar numa situação e salvar um representante de outra espécie”, diz. “Eu sou, possivelmente, o primeiro ser humano salvo por elas de que se tem registro.”

A bióloga ficou um pouco dolorida após o “contato” com a baleia, mas também muito agradecida ao “herói gigante”. A despedida das duas foi emotiva. “Eu te amo também. Eu te amo!”, gritou Nan, ao deixar a água e dar adeus à baleia.

Fonte e foto: BBC Brasil  

Nenhum comentário:

Postar um comentário