Saiba como é feita a mudança internacional para animais de estimação


Mais do que animais de estimação, cachorros e gatos* são parte da família, e obviamente irão junto na mudança, seja ela para outro bairro, cidade, estado ou país. O processo de mudança internacional é um pouco trabalhoso e requer bastante planejamento e paciência. Mas quem segue a burocracia corretamente não encontra problema algum para entrar no país onde irá viver com seus filhos de quatro patas.

Confira a seguir algumas dicas fundamentais para facilitar o processo de morar no exterior com seus caninos e/ou felinos.

A burocracia para ir viver com seu animal na União Europeia é grande. Em outros países mundo afora, a situação não é muito diferente. Muda apenas um detalhe burocrático ou outro. Para estar com tudo certo, é necessário em torno de quatro ou cinco meses de preparação prévia. O processo de viagem internacional com animal para a Europa inclui:

> Inserção de microchip no animal: precisa ser feito por um veterinário de confiança em conformidade com os padrões internacionais. Depois do procedimento, você terá que anotar o número de identificação e o certificado na carteira de vacinação do animal;

> Vacinação contra a raiva: o carimbo do veterinário que aplicou, o número do lote da vacina e data do procedimento precisam constar no cartão de vacinação do animal;

> Sorologia antirrábica e envio de amostra de sangue do animal para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo: o CCZ da capital paulista é o único no Brasil que é aceito atualmente [dezembro de 2017] pela União Europeia. O ideal é realizar esses procedimentos veterinários quatro meses antes da sua mudança internacional com o animal;

> Emissão do CZI: é um certificado internacional emitido pelo Ministério da Agricultura que tem validade de apenas 10 dias e a cada viagem internacional com o animal é necessário um novo documento. O agendamento é feito no Vigiagro, que é encontrado em todos os aeroportos do Brasil;

> Atestado de saúde do animal: a dica é pedir ao veterinário no dia anterior que você agendou a ida ao Vigiagro;

> Aviso ao aeroporto de destino sobre a data de entrada do animal no país: no caso da União Europeia, é preciso mandar um e-mail com 48 horas de antecedência para não ter problemas na hora do desembarque.

Informe-se sobre a burocracia específica do país para onde você irá mudar

Cada país tem suas regras próprias para mudança internacional com animais. Por esse motivo, o primeiro passo é se informar sobre a burocracia específica. A maioria dos países europeus, por exemplo, tem as mesmas exigências, mas pode haver diferença de um para outro.

Descubra a melhor forma de transporte internacional para seu animal

Cada companhia aérea tem seu próprio regulamento quanto ao transporte de animais de estimação. Dessa forma, é fundamental que você pesquise bastante antes de comprar suas passagens.

Algumas empresas aéreas se recusam a transportar algumas raças. Dependendo do peso do animal, ele pode viajar com você (se estiver dentro de uma caixa de transporte adequada). Cachorros de grande porte costumam ir no porão da aeronave.

A dica é se informar previamente porque, na hora da compra das passagens aéreas, alguns dados serão solicitados pela companhia aérea, como:

- Raça do animal

- Peso

- Tamanho

- Idade

- Detalhes sobre o animal: se sofre de alguma doença, se é braquicefálico (algumas empresas aéreas não transportam cães que possuam focinho achatado, por causa dos problemas de falta de ar deles etc.)

- Outras informações que podem ser solicitadas

Empresas especializadas em mudança internacional para animais podem ser a melhor opção

O que fazer quando seu animal de estimação não pode embarcar com você no avião? Ou quando você não tem tempo disponível para tanta burocracia? Em casos como esses, a melhor solução é contratar empresas especializadas em mudança internacional para animais.

Credibilidade da organização e o conforto dos seus filhos de quatro patas precisam ser prioridade na hora da escolha. Esse tipo de empresa inclusive facilita bastante a questão burocrática, entre outros cuidados que seu animal precisa para chegar são e salvo ao seu novo lar no exterior.

Fonte: Paranashop

Foto: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

*1. Conforme diz o texto, cada país tem uma legislação, mas o básico é o descrito acima - o tutor deve se informar com os órgãos competentes sobre os detalhes específicos. O mesmo vale para outros animais, como coelhos, porquinhos-da-índia, ratos etc. - algumas outras exigências podem se aplicar sobre eles dependendo do país, e o tutor deverá se inteirar com antecedência a respeito. 

2. Sim, dá trabalho. Mas no momento de adotar um animal, você já deve estar ciente de que a vida pode apresentar adiante muitos imprevistos, como uma mudança para o exterior. E só adotar se estiver disposto a não abandonar seu animal em hipótese alguma e cuidar muito bem dele até o fim natural de sua vida. Se você tiver um filho humano, vai deixá-lo para trás se for muito burocrático e custoso levá-lo com você para onde quer que seja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário