Rinocerontes órfãos são devolvidos à natureza sem chifres para não atraírem caçadores

Os cinco filhotes tiveram seus chifres removidos (o azul se deve ao spray antisséptico) 
para evitar caçadores ilegais (Foto: Rhino Revolution / Divulgação)


Cinco filhotes órfãos de rinocerontes foram recentemente devolvidos à natureza na África do Sul. As mães desses animais foram mortas para o comércio de chifres.

Os filhotes foram resgatados, cuidados e reabilitados pela organização de proteção de rinocerontes Rhino Revolution, com base na África do Sul, durante dois anos.

A organização reabilita animais que sofreram violências para devolvê-los à natureza, de forma que se mantenham independentes e não domesticados. Seus chifres foram retirados para que eles não virem alvo de caçadores.

Veterinária faz carinho em rinoceronte cuidado pela 
organização sul-africana Rhino Revolution (Foto: Neil Aldridge)


O comércio ilegal de chifres de rinocerontes é uma prática comum em vários países da África. O material é traficado para países como China e Vietnã, onde é extremamente valorizado - comparável a ouro. O negócio se baseia na crença, sem base científica, de que o chifre - feito do mesmo material que as unhas dos pés - pode curar tudo, de câncer a pedra nos rins.

Os animais vieram de diferentes reservas na África e tinham diferentes idades ao chegar ao "orfanato" da organização. Os cinco filhotes foram aos poucos apresentados um ao outro e rapidamente formaram um grupo. Agora que todos têm entre dois e três anos de idade, são grandes o bastante para se defender sozinhos na natureza.


Animais formaram um grupo e foram devolvidos à natureza 
em reserva na África do Sul (Foto: Rhino Revolution / Divulgação)


Um grupo de pesquisadores da Universidade de Pretória, na África do Sul, está acompanhando a adaptação deles à natureza. Os animais estão sendo monitorados a distância para avaliar condição física, comportamento e níveis de estresse e saúde.

Uma vez que se adaptarem a esse novo ambiente, eles serão introduzidos a uma região mais ampla da reserva, onde há rinocerontes-brancos, para que possam se integrar aos poucos e se reproduzir quando chegar a hora, para assim manter sua população.

Fonte: BBC Brasil  


Nenhum comentário:

Postar um comentário