Por que há cientistas querendo banir o uso do glitter


O glitter deveria ser proibido. Pelo menos sua versão tradicional. Parece uma imposição exagerada, mas é o que sugere a pesquisadora Trisia Farrelly, professora sênior de meio ambiente e planejamento da Universidade Massey, na Nova Zelândia. Não se engane: a posição nada tem a ver com ódio pelo pobre pó brilhante.

Quem gosta de usá-lo durante os bloquinhos de carnaval ou mesmo para incrementar o visual em festas sabe que o glitter tem lá seu lado negativo — como o fato de custar (muito) a sair da pele. Mas Trisia Farrelly e alguns cientistas ambientais querem banir o glitter por causa do impacto que ele tem na natureza, sobretudo na vida aquática.

Tudo isso porque, no fim das contas, o glitter é feito de um tipo de plástico. No mês passado, uma rede de creches no Reino Unido proibiu o brilho em suas instalações, citando "danos terríveis" ao meio ambiente.

Faz sentido. Pesquisadores estimaram que, em 2014, 5,25 trilhões de peças de plástico, pesando quase 270 mil toneladas, estavam à deriva em mares em todo o mundo. Os microplásticos, em particular, representavam 92,4% desses resíduos flutuantes.

Além disso, o tamanho dos microplásticos faz com que eles pareçam alimentos para peixes e outras espécies marinhas. Segundo uma reportagem da Fortune sobre os perigos do glitter, um em cada três peixes capturados no Reino Unido em 2012 havia ingerido microplásticos.

Essas descobertas provocaram indignação e impulsionaram um movimento de mudança na indústria. Ou seja, você não precisa ter de escolher entre brilhar e ser uma pessoa consciente. Algumas empresas passaram a vender glitter biodegradável.

As companhias trocaram as partículas de plástico prejudiciais ao meio ambiente por extrato de eucalipto. Com um bônus: a opção eco-friendly costuma ter menos alumínio, fazendo com que cole menos na pele do que o pó tradicional. Dá para celebrar as festas de fim de ano e o carnaval com consciência limpa (e depois, o corpo também).

Fonte: Revista Época  

Foto: Thinkstock



Nenhum comentário:

Postar um comentário