Natureza chora com partida brusca de Haroldo Palo Jr., pioneiro da fotografia de fauna e flora

Um mico-leão-dourado parece conversar com Haroldo Palo Jr. 
em uma reserva da Mata Atlântica (Foto: Coleção Haroldo Palo Jr.)


Por Haroldo Castro* 

A natureza brasileira – que já sofre tanto com o descaso das autoridades e a ganância de empresas – tem outra razão para estar em lágrimas: a perda de um de seus maiores protetores, o fotógrafo Haroldo Palo Jr. Suas imagens do Pantanal, da Amazônia e dos ecossistemas brasileiros encheram os olhos de todos nós desde o final da década de 1970. Inspiravam beleza e, consequentemente, o cuidado de nossa flora e fauna. “Meu objetivo é tocar as pessoas com imagens que mostrem a generosidade do mundo natural”, dizia o fotógrafo.

Conheci meu xará há quase 40 anos, quando ambos publicávamos reportagens na Revista Geográfica Universal, editada por Lincoln Martins de 1974 até 1998. “Sobre o visor de minha mesa luminosa no oitavo andar do prédio da Manchete, no Flamengo, pude admirar e escolher os melhores trabalhos de um sem-número de profissionais da imagem, entre os quais os gênios da arte e da técnica da geração pioneira do gênero fotografia de natureza. Entre os mestres brasileiros, os maiores, sem dúvida, foram Haroldo Palo Jr. e Luiz Claudio Marigo, ambos agora falecidos”, diz o editor. “Os dois deixaram uma obra notável, uma escola que formou fotógrafos que agora desfrutam das vantagens da informática, mas que mostram em seus trabalhos a influência marcante de Palo Jr. e Marigo.”

O infarto repentino sofrido por Palo Jr., em 25 de novembro [2017], deixa um enorme vazio no mundo da fotografia natural. Todo o conhecimento que ele possuía sobre a fauna e a flora brasileira, resultado de quase quatro décadas de grande devoção, desaparecem em um piscar de olhos. “Ele conhecia detalhes impressionantes da vida animal. Suas apresentações eram muito concorridas, pois as pessoas saíam das palestras bem mais ricas, vibrando com a complexidade da natureza”, afirma Isadora Puntel Almeida, esposa de Haroldo Palo Jr. há 17 anos. “Uma de suas missões era ensinar, ele tinha alma de professor.”

Uma foto rara de um filhote de tamanduá-bandeira agarrado nos pelos da mãe, 
começando a aprender a comer formigas com a língua (Foto: Haroldo Palo Jr.)


Isadora acompanhou de perto o trabalho de campo e de escritório do fotógrafo. “O Haroldo era uma pessoa muito simples, sem estrelismos. Ele conseguia transitar nos mais variados meios e podia conversar com um indígena pela manhã, um professor de universidade à tarde e um presidente de uma empresa à noite. Ele se expressava muito bem e todos ficavam encantados com seus relatos de viagem”, diz a esposa.

Antes de se dedicar totalmente à fotografia, Palo Jr. se formou em engenharia eletrônica e computação pela USP de São Carlos, cidade onde morava. Mas uma visita ao Pantanal em 1978 revelou sua verdadeira paixão: a biodiversidade brasileira. O fim de semana se transformou em uma longa viagem de pesquisa fotográfica. Cheguei a ver os resultados de suas primeiras viagens ao Pantanal em 1980 e fiquei impressionado com as fotos de aves e jacarés. As imagens demonstravam seu alto grau de paciência e dedicação, esperando sempre o momento certo para clicar a foto perfeita.

Confiante em sua nova vocação de fotógrafo, quando soube que o oceanógrafo Jacques Cousteau estava no Rio de Janeiro para organizar uma longa expedição à Amazônia, Palo Jr. não titubeou: foi ao hotel em Copacabana com um amigo que falava francês e convenceu o explorador de que ele seria uma boa aquisição para a equipe. A estratégia deu certo e, de 1982 a 1984, Palo Jr. participou das jornadas que renderam importantes resultados científicos e um gigantesco acervo de imagens.

Haroldo Palo Jr. durante viagem na Amazônia (Foto: Haroldo Palo Jr.)


Além de ter consagrado anos a fio aos principais ecossistemas brasileiros, Palo Jr. se dedicou ao continente gelado e, entre 1984 e 1995, participou de mais de 15 expedições à Antártica. Eu ainda morava no Brasil quando meu xará realizou as primeiras viagens e fiquei fascinado pelas fotos de pinguins e paisagens.

A década de 1990 foi especialmente generosa com o pioneiro da fotografia de natureza e suas imagens rodaram o mundo. As principais ONGs ambientais procuravam no arquivo de Palo Jr., composto hoje por mais de 300 mil imagens, fotos que pudessem inspirar a conservação da biodiversidade dos ecossistemas brasileiros. Palo Jr. também participou da produção de diversos documentários e programas de televisão, realizados pela National Geographic, BBC e Discovery.

Um grupo numeroso de pinguins-reis na Antártica (Foto: Haroldo Palo Jr.)


Sempre tentando desenhar novos produtos fotográficos e intuindo que, mais cedo ou mais tarde, seria preciso reinventar sua própria profissão, Haroldo Palo Jr. e sua mulher, Isadora, criaram, em 2006, a Vento Verde Editora, dois anos antes do nascimento de Mario, primeiro filho do casal e terceiro do fotógrafo. Lembro-me de uma conversa que tive com ele após os dois nascimentos – editora e filho –, e ele estava empolgado com a nova etapa de sua vida. “É uma maravilha ter um novo filho já depois dos 50. Estou mais presente e participo muito do cotidiano do Mario e ele do meu”, disse o xará quando nos encontramos em Campinas.

A primeira publicação da Vento Verde, em dezembro de 2010, foi o Guia Completo para Identificação das Aves do Brasil. Palo Jr., apesar de possuir um acervo com milhares de fotos de aves, preferiu que a obra contasse apenas com as ilustrações de Rolf Grantsau, um naturalista alemão que desenhou as 2.907 espécies e subespécies da avifauna brasileira.

Dedicados cada vez mais à Vento Verde, Palo Jr. e Isadora lançaram em seguida a série Vida de, com livros sobre cinco animais icônicos: borboletas, jacarés, pererecas, lobo-guará e cegonha. Outra série de sucesso foi a coleção de melhores fotos de seu próprio arquivo, divididas em cinco livros: Aves, Fauna, Flora, Paisagens e Preto e Branco.

Primeira publicação da Vento Verde Editora, em 2010 (Foto: Reprodução)


A crise brasileira também teve seu impacto, e as viagens de Palo Jr. diminuíram muito nos últimos anos. “Em 2016 e 2017, ele quase não foi a campo fotografar. Preferia ficar em casa trabalhando na edição de vídeos e preparando o guia das borboletas”, afirma Isadora. “Ele dizia que já tinha fotografado todos os animais do Pantanal e não precisava de imagens adicionais. Para ele, o mais importante então era finalizar os produtos impressos.”

Borboletas do Brasil – Butterflies of Brazil, lançado em agosto último, representou a realização de um grande sonho do fotógrafo. A obra possui um total de 2.400 páginas ilustradas com 4.150 fotografias. Os três volumes listam as 4.586 espécies e subespécies que vivem em território brasileiro, 1.727 destas com imagens que facilitam a identificação. Palo Jr. trabalhou com outros 80 fotógrafos para reagrupar todo o material necessário.

Entretanto o desaparecimento inesperado de Haroldo Palo Jr. deixa uma importante sinfonia inacabada, o livro Besouros do Brasil. “Utilizando uma tecnologia chamada stacking – empilhamento de imagens –, nosso objetivo era produzir macrofotografias dos besouros em foco perfeito”, afirma Isadora. Como se fosse uma tomografia, cada besouro era fotografado 100 vezes, o foco variando milimetricamente de lugar. Depois de várias horas de trabalho, o software juntava todas as 100 imagens e o besouro aparecia com foco perfeito em toda sua extensão. “Mais de 800 besouros já haviam sido fotografados. Estávamos todos envolvidos nesse projeto, até mesmo nosso filho, Mario, que aprendeu a processar as imagens no Photoshop”, afirma Isadora.

Duas espécies de besouro fotografadas com a técnica stacking
que deixa todo o inseto em foco (Foto: Haroldo Palo Jr.)


Já depois da morte do pai, Mario, hoje com oito anos, ao rever as últimas fotos processadas dos besouros, surpreendeu sua mãe ao dizer: “Papai não terminou o livro dos besouros. Mas nós precisamos fazer isso por ele”. O livro estava previsto para nascer em abril de 2018, junto com o bebê que Isadora carrega no ventre. Talvez demore um pouco mais, mas Isadora garantiu a Mario que o livro será publicado.

*Fonte: Viajologia - Revista Época  


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Clique no marcador fotografias aqui do blogue e confira postagens com belíssimos registros da natureza, imagens premiadas em concursos, ensaios fotográficos etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário