Mantendo os gatinhos na ativa


Gatos são dorminhocos por natureza. Com os tutores fora de casa na maior parte do dia, corre-se o risco de os bichanos ganharem muito peso.

“Se deixarmos, os gatos passam a maior parte do tempo dormindo, podendo dormir até 19 horas por dia. Estimulá-los com diferentes tipos de brinquedos, como bolinhas com guizo, varinhas com penas, arranhadores, além de oferecer locais como esconderijos e prateleiras, é fundamental para incentivar a atividade física”, afirma a médica veterinária Sandra Nogueira.

Existem dois tipos de enriquecimento ambiental: vertical e estrutural. O vertical estimula a habilidade natural dos felinos de pular, saltar e escalar, podendo ser feito através de prateleiras, arranhadores, escadas ou até mesmo deixando objetos no alto para estimular a curiosidade, pois sabemos que os gatos são animais curiosos e que adoram uma novidade. O enriquecimento estrutural pode ser feito por meio da colocação de esconderijos, caminhas, brinquedos, arranhadores e até mesmo caixas de papelão. Brinquedos como bolinhas com guizo, de papel, de plástico, de diferentes cores e tamanhos também são exemplos de enriquecimentos estruturais e colaboram para aguçar o lado caçador dos felinos. 

O ideal é misturar os dois tipos de enriquecimento, deixando o ambiente mais interessante. O tutor deve conhecer o estilo e preferências do gato e saber quais são os brinquedos/estratégias para incentivar a atividade física do animal.

Para garantir o controle de peso dos gatos, somente exercícios não é suficiente. Um alimento adequado para a fase ou estilo de vida também é importante. De acordo com Sandra, “garantir que os gatos recebam o alimento adequado, na quantidade ideal, recomendada pelo médico veterinário ou pelo guia de alimentação na embalagem é fundamental para a saúde dos animais”.

Muitos tutores optam por deixar o alimento durante o dia todo à disposição, o que é correto para os felinos, porém, o alimento deverá ser oferecido na quantidade indicada. Sandra afirma que “muitos tutores deixam o comedouro cheio de alimento, não se atentando à quantidade oferecida”.

Gatos com sobrepeso são comumente vistos nas clínicas veterinárias, portanto é papel do tutor controlar o peso do animal juntamente com o médico veterinário. Segundo Sandra, um “alimento adequado, na quantidade correta, e o estímulo da atividade física com o enriquecimento ambiental é suficiente para controlar o peso dos gatos”.


Foto: Reprodução


Leia também: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário