Apesar da luta de ativistas veganos, navio com 27 mil bovinos sai do Porto de Santos (SP) rumo à Turquia


Quatro de dezembro de 2017. Na cidade de Santos, litoral paulista, batendo de porta em porta do poder judiciário com um maço de documentos sob o braço, o ativista e presidente da ONG Veddas, George Guimarães, tentou barrar o maior navio de transporte bovino do mundo.

O navio está no centro das notícias sobre a causa animal nos últimos dias por se tratar de uma megaoperação que envolve 27 mil bovinos, nascidos no sul do Brasil e trazidos para o estado de São Paulo há aproximadamente 50 dias. Durante os últimos cinco dias, eles foram trazidos do interior do estado para o Porto de Santos por mais de 300 carretas em viagens de mais de 600 km. Uma operação logística sem precedentes.

“O objetivo obviamente não é pedir por melhores condições para o transporte, mas sim a proibição da atividade, causando assim prejuízo às empresas importadoras e exportadoras e, desse modo, tornando não lucrativa a prática”, explicou Guimarães em seu perfil no Facebook

Salvar essas vidas, infelizmente, seria praticamente impossível, tanto pela quantidade de animais (não há tantos santuários) quanto pelos trâmites legais. “O destino desses 27 mil indivíduos sencientes é certo, seja no Brasil, seja no exterior. O que podemos fazer é, pelas vias legais, impedir essa etapa adicional de tortura e tornar a atividade menos lucrativa ou inviável para os que poderiam vir depois”, completou o presidente do Veddas.

Infelizmente, o intento de George Guimarães e outros ativistas que o ajudaram não teve êxito: o navio saiu do Porto de Santos exatamente às 18 horas de ontem (4/12/2017). Os animais foram despachados para a Turquia, onde serão mortos segundo as leis do abate halal, que diz que o animal precisa ser morto ainda consciente com uma faca bem afiada, entre outras regras. É um tipo de abate religioso.

A viagem dos 27 mil bovinos brasileiros até a Turquia, onde serão assassinados, será de aproximadamente 15 dias. O que resta é foco no poder judiciário para que os próximos embarques, programados para janeiro, não aconteçam. A movimentação judicial vai continuar.

Se a viagem realmente durar o tempo programado, os animais deverão chegar à Turquia em 19 de dezembro, data bem próxima das comemorações de Natal.

Em vídeo, George Guimarães explica o sentimento de ver o navio partir.




Fonte: Vista-se   

Vídeo: Facebook/Reprodução   

Nenhum comentário:

Postar um comentário