Mais de 15 mil cientistas fazem alerta sobre o meio ambiente


Em carta, pesquisadores afirmam que, nos últimos 25 anos, todas as ameaças para o planeta cresceram de forma extrema e destacam que, em breve, será tarde demais para reverter essa tendência. Mais de 15 mil cientistas de 184 países publicaram ontem (13/11/2017) um alerta sobre as ameaças ao meio ambiente. A declaração é o segundo aviso dos pesquisadores. O primeiro foi publicado em 1992 e assinado por 1,7 mil especialistas, a maioria laureada com prêmios Nobel.

Na carta, intitulada "Alerta dos cientistas do mundo para a humanidade: segundo aviso", os pesquisadores destacam que, nos últimos 25 anos, todas as ameaças para o meio ambiente cresceram de forma extrema. O texto cita, particularmente, o aumento de 35% da população mundial desde 1992 e destaca a redução de 29% do número de mamíferos, répteis, anfíbios, aves e peixes.

"Um segundo aviso está sendo feito à humanidade", diz o texto. "Em breve, será tarde demais para reverter essa tendência perigosa", acrescenta.

Além do aumento populacional, são citados como ameaças o aquecimento global, as constantes emissões de carbono geradas pelo uso de combustíveis fósseis, as práticas agrícolas não sustentáveis, o desmatamento, a falta de água doce, a perda de vida marinha e as crescentes zonas mortas dos oceanos.

"Desencadeamos um evento de extinção em massa, o sexto em cerca de 540 milhões de anos, em que muitas formas de vida atuais podem ser aniquiladas ou, no mínimo, estar fadadas à extinção até o final deste século", diz o texto, destacando que essa tendência é resultado das atividades humanas.

O apelo alerta também para a perda de quase 120,4 milhões de hectares de floresta, convertidos na maior parte em terrenos agrícolas, e para um aumento acentuado das emissões de dióxido de carbono e da temperatura média do planeta.

Thomas Newsome, professor universitário australiano e um dos autores da declaração, diz que os subscritores avaliaram a evolução da situação nas últimas duas décadas e as respostas humanas, com base nos dados oficiais existentes.

Os cientistas salientam, no entanto, que ainda é possível reverter essas tendências para que os ecossistemas recuperem a sustentabilidade. A carta destaca 13 medidas a serem seguidas para promover uma mudança. Uma delas é a ampliação de programas de planejamento familiar com acesso a métodos contraceptivos.

Outras medidas incluem o incentivo de uma dieta baseada em vegetais e das energias renováveis, além da eliminação de subsídios para combustíveis fósseis. A carta propõe ainda a correção da desigualdade de renda e dos preços, que deveria levar em conta os custos reais que os padrões de consumo impõem ao meio ambiente.

Os cientistas recomendam também a criação de reservas naturais terrestres e marinhas, leis mais fortes contra a caça furtiva e mais restrições ao comércio de produtos da vida selvagem.

Fonte: Terra  

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário