Outubro Rosa alerta sobre o câncer de mama em animais


As tradicionais ações que alertam para o diagnóstico precoce do câncer de mama em outubro ganham um novo enfoque: a prevenção da doença em cachorros, gatos e roedores, entre outros. A enfermidade também atinge os animais e o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Por conta disso, é importante conscientizar os tutores sobre a necessidade de realizar exames periódicos nos animais.

A veterinária Simony Sousa esclarece que fatores como genética, natureza hormonal e até o ambiente podem influenciar o aparecimento da doença. “As primeiras mudanças que podem ser observadas nos animais são as comportamentais, como tristeza, falta de apetite, febres e vômitos. É importante frisar que, quanto antes o câncer for detectado, maiores são as chances de recuperação. Por isso, é fundamental que os tutores criem o hábito de fazer visitas periódicas ao médico veterinário”, reforça a especialista.

Para diagnosticar o câncer hormônio-dependente em animais, os tutores podem observar o aparecimento de nódulos, pólipos ou aumento de volume no tecido mamário, bem como aumento e enrijecimento dos testículos nos machos. No caso das fêmeas, um exame feito pela palpação das mamas, mesmo no ambiente doméstico, também pode ser eficaz.

Já o procedimento mais indicado na prevenção da doença é a castração.

“A maioria dos tumores relacionados ao sistema reprodutor crescem por causa da quantidade de hormônios no organismo. Com a castração, essa taxa diminui significativamente, evitando que o animal desenvolva a doença. Além disso, o procedimento ainda é um ato de responsabilidade e contribui para reduzir a quantidade de filhotes abandonados ou em situação de maus-tratos”, finaliza a veterinária Simony.

Fonte: Cidade Verde

Foto: Michael Melo / Metrópoles 


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. No dia 29 de outubro de 2017 (domingo), nossos veterinários farão avaliações gratuitas para prevenção de câncer de mama. O horário é das 12h às 18h, e o atendimento será feito por ordem de chegada. Confira aqui nosso endereço e telefones.

2. Existem inúmeros tipos de câncer que acometem os animais; os mais comuns são os melanomas e carcinomas cutâneos, principalmente em cães e gatos mais idosos e de pele clara, sendo mais frequentes em gatos. A área mais afetada costuma ser a face. Outro tumor maligno proveniente do tecido muscular, adiposo e ósseo é o sarcoma, cuja incidência é também alta. Os tumores de origem sanguínea (tecido hematopoético) também acometem tanto cães quanto gatos, sendo mais comuns as leucemias e os linfomas. São comuns nos gatos infectados pelo vírus da leucemia felina (FeLV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário