Essas descobertas fascinantes sobre os cães te deixarão com raiva dos experimentos com animais


Se você divide sua vida com um amigo de quatro patas, não será nenhuma surpresa saber que cães são muito mais inteligentes e conectados com nossas emoções do que se pensava. Em agosto [2017], a organização Cruelty Free International publicou um artigo sobre uma pesquisa ética inovadora com cães de companhia para levantar a questão dos experimentos em nossos melhores amigos.

Aqui estão sete fascinantes descobertas da pesquisa dos cientistas sobre os cachorros:

1. Quando ouvem os humanos falar, os cães reconhecem e compreendem as distinções entre diferentes palavras;

2. Cães também podem diferenciar tons de voz e reconhecer emoções diferentes no discurso, o que explica aquele olhar de culpa em suas faces quando estão sendo repreendidos por roubarem sorrateiramente comida do seu prato;

3. Cachorros também são capazes de interpretar expressões faciais individuais. Então, após um longo dia de trabalho, eles sabem que você está tão animado ao vê-los quanto eles ao recebê-lo;

4. Ninguém que compartilhe a vida com cães se surpreenderá em saber que eles têm emoções positivas. Vamos ser sinceros… só um cão poderia sentir uma alegria tão imensa caçando uma bola de tênis;

5. Você também sabia que os cachorros podem sentir empatia, tristeza ou medo? Na próxima vez que seu amigo canino chegar para recebê-lo com carinho, você sabe já o porquê;

6. De acordo com os cientistas, os cães também demonstram laços genuínos com os humanos. Os sentimentos de companheirismo e amor de um cachorro não são apenas consequência de os tutores alimentá-los. Eles realmente se importam;

7. Os cientistas envolvidos em alguns desses estudos acreditam que a habilidade canina de sentir amor e conexão significa que eles possuem o mesmo nível de entendimento e consciência de uma criança de três anos de idade. Nós não sujeitaríamos nossas próprias crianças a uma vida num laboratório, portanto, já é hora de pôr um fim aos horríveis experimentos em cachorros de uma vez por todas.

Basta de testes

Essa última pesquisa reforça muito do que já sabíamos sobre nossos amigos peludos. Cachorros são amorosos, fiéis e membros importantes da família.

Mas, todos os anos, mais de 200 mil deles por todo o mundo são forçados a sofrer em experimentos, que incluem testar substâncias químicas e novas drogas para os humanos. Com evidências cada vez maiores de que testar drogas em cães não é uma maneira eficaz de desenvolver novos medicamentos para os humanos e o avanço no número de alternativas humanitárias, não há nenhuma necessidade para essas práticas horrorosas continuarem.

Por essa razão, a Cruelty Free International está pedindo uma proibição total do uso de cães em experimentos para acabar com essa crueldade para sempre. 

Fonte: Olhar Animal (via One Green Planet)

Foto: Flickr/pexels.com


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. O Olhar Animal, que traduziu e replicou a matéria acima, escreveu a seguinte nota: "Os ratos explorados, torturados e mortos pela ciência possivelmente não se enquadram em qualquer um dos sete itens listados pela ONG. Nem por isso os roedores merecem menos consideração moral e o tratamento diferenciado por esses motivos. Basear essa consideração na inteligência do animal ou sua capacidade de interagir e criar laços com os humanos é imensamente injusto e incorreto. Os animais não humanos têm seus próprios interesses e não existem para atender interesses alheios. Além disso, a capacidade de sofrer e a consciência sobre o que ocorre com si próprios são os atributos que justificam a busca do respeito pela vida e bem-estar desses seres, não sua inteligência. No mais, a vulnerabilidade dos animais não humanos criam a exigência moral de que devemos agir pela preservação dessas vidas e não apenas nos omitirmos de causar mal aos animais".

2. Fazemos apenas uma ressalva à nota acima: ratos são, sim, seres inteligentes. Leia aqui sobre a origem do preconceito contra os ratos e aquilo que eles sofrem em testes de laboratórios. E veja aqui um ensaio fotográfico feito por uma canadense para acabar com a imagem negativa desses roedores. 

3. Em nosso Centro de Adoção, temos camundongos e ratos twisters resgatados de testes esperando uma família que lhes cuide com o respeito e amor que merecem. Veja fotos abaixo. Clique aqui para conferir nosso endereço e telefones. 

Camundongos (Foto: Natureza em Forma)

Twister (Foto: Natureza em Forma)


4. E lembramos que não são apenas cachorros e ratos que são usados em testes. Gatos, coelhos, macacos e outros animais também são submetidos diariamente a horrores em laboratórios de todo o mundo. 

5. E todos nós podemos fazer nossa parte contra esse horror. Se você é estudante da área da saúde, pode recorrer ao seu direito de objeção de consciência para ter alternativas ao uso de animais vivos em aulas. "Nenhum aluno precisa participar de aulas que envolvam animais vivos. Nenhum professor ou diretor pode puni-lo, tirar pontos ou reprová-lo por isso, pois você está amparado pela lei. Isso se chama objeção de consciência." Saiba mais a respeito no site da ONG brasileira PEA (Projeto Esperança Animal). Clique aqui.

As indústrias de alimentos, cosméticos etc. também realizam testes em animais. Não compre dessas marcas. Compre somente daquelas que não testam. A ONG PETA (sigla em inglês para Pessoas pelo Tratamento Ético aos Animais) tem listas com algumas dessas empresas, multinacionais em sua maioria, que testam e que não testam em animais.

Já a PEA lista empresas brasileiras que não fazem testes.

E nós ressaltamos um lembrete da PEA, que vale tanto para sua lista quanto para as listas da PETA: todas elas incluem empresas que testam ou não testam em animais, mas não levam em consideração a composição dos produtos, que pode ter algo de origem animal (exemplos: leite, mel etc.). O boicote ideal para quem realmente quer poupar os animais de quaisquer sofrimentos é aquele que exclui da lista do supermercado e da farmácia todos os produtos que são testados em animais ou usam algo tirado de seus corpos, ou seja, que os exploram de alguma maneira. Isso é o veganismo. Seja vegano! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário