Conheça a triste história da foto do cavalo-marinho com cotonete


O norte-americano Justin Hofman ganhou o prêmio de "fotógrafo de natureza selvagem" do Museu de História Natural de Londres após registrar um cavalo-marinho agarrando um cotonete. O clique foi feito na costa da Indonésia, segundo maior produtor mundial de lixo marinho.

Hofman contou para o Washington Post que estava a postos para fotografar a criaturinha de 3,8 centímetros quando fortes "ventos" marinhos varreram uma série de dejetos em direção a ela. "O cavalo-marinho primeiro se segurou em uma alga. Eventualmente mais e mais lixos apareceram, então ele agarrou um cotonete."

O fotógrafo ficou impressionado com o clique e, após a comoção dos internautas, disse que não queria ter tirado a foto, mas "agora quero que todos a vejam".

A Indonésia tem planos de diminuir o desperdício em 70% até 2025, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Hofman acredita que imagens como a dele podem ajudar as pessoas a enxergarem o grande problema que é a poluição marinha: "Essa foto serve como alegoria para o atual e futuro estado dos nossos oceanos. Que tipo de futuro estamos criando? Como suas ações podem moldar o planeta?".


Foto: Justin Hofman

Nenhum comentário:

Postar um comentário