Como identificar um gato estressado? Confira alguns sinais


Cachorros normalmente são mais expressivos e suas emoções podem ser mais fáceis de identificar. Já os gatos nem sempre conseguem exprimir a dor ou algum incômodo da mesma maneira e, como são reservados por natureza, fica ainda mais difícil interpretar seu comportamento. Porém um gato estressado precisa de uma atenção especial e cuidados para não piorar.

Mas, afinal, como saber se o felino está com algum problema? Alguns sinais denunciam um gato estressado, por mais quietinho que ele seja, basta observar com calma e consultar um veterinário para checar a saúde do bichano. 

Do mesmo jeito que nós, humanos, somos afetados pelo estresse e saímos do controle em algumas situações, o felino também pode sofrer com isso. O ponto complicado é que a maioria dos gatos tende a esconder essa turbulência interna e nem todos deixam claro o sentimento de agonia. 

Mas é importante estar atento, porque uma crise de estresse pode evoluir para uma doença mais séria e gerar complicações para o animal.

Xixi no lugar errado

Pois é, nem sempre o fato de o felino urinar fora da caixa de areia é sinônimo de revolta ou desobediência. Normalmente, é mais uma forma de marcar território, em móveis e paredes. Nesse caso, consulte um veterinário e entenda o que fazer para amenizar a situação. Afinal, esse ato é uma forma de chamar atenção do tutor e dizer "ei, não estou bem".

Lambidas e coceira em excesso 

É bastante comum e cotidiano gatos se lamberem, tomando o famoso "banho de gato", mas de forma compulsiva pode se tornar um problema. Principalmente se surgirem feridas ou falhas na pelagem das patas.

Da mesma forma, coçar-se sem parar durante o dia inteiro demonstra um incômodo. Seja por estresse, seja por doenças de pele, é necessário entender o que causa esse processo.

Miados excessivos

Alguns gatos são naturalmente mais vocais que outros, mas o miado alto e constante não é positivo - ainda mais se vier acompanhado de expressões de agonia ou pânico. Não tente calar o bichano, o melhor é recorrer ao médico. 

Isolamento

Quando o felino está nessa situação, não é raro querer ficar quietinho e sem companhias. Ele vai ficar mais apático e parecer bastante desanimado, mas o cuidado deve ser redobrado para não evoluir para uma depressão. Não force-o a nada para evitar uma irritação maior.

Sono eterno

Ele provavelmente também estará sempre sonolento e preguiçoso. Se ele estiver dormindo muito mais do que o faz normalmente, é outro alerta. 

Agressividade

Como dito antes, alguns bichanos demonstram braveza e irritação, enquanto outros se mantêm mais reservados. Contudo, se o gato quiser atacar outros animais, visitas ou a própria família, pode ter certeza de que algo está errado - em especial se esse comportamento não é observado com frequência. Essa agressividade aparece por meio de arranhões, lombo eriçado, pupilas dilatadas e até mordidas.

Fome zero ou problemas gastrointestinais 

A falta de apetite e pouco interesse na refeição merecem atenção do tutor. Pode simplesmente ser algum problema gastrointestinal ou de qualquer outro tipo, mas deve ser verificado. A diarreia e até o vômito podem aparecer e piorar o quadro de saúde do animal. Isso pode inclusive levar à subnutrição, magreza e necessidade de nutrientes.

Além disso, o fato de o gato engolir tecidos ou objetos não comestíveis também requer cuidado e atenção para não prejudicar o estômago do bichano.

Meu gato está estressado, e agora?

Se o tutor não tem dado muita atenção ao animal ou ele passou recentemente por alguma mudança drástica, o estresse é comum. Afinal, sair de um ambiente para outro pode demandar uma longa adaptação. Procure sempre dar carinho a ele, alimentá-lo da melhor maneira possível, estimulá-lo por meio de brincadeiras e receber dicas de especialistas para ajudar o gato estressado.

Lembre-se sempre que somente o veterinário pode confirmar se algo está errado com o animal, fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Fonte: Canal do Pet 

Foto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário