Um chimpanzé órfão estava muito assustado, até encontrar essa cachorra


Um chimpanzé, agora conhecido como Rudy, foi um dos mais jovens a entrar em um santuário na Libéria. Ele chegou ao Liberia Chimpanzee Rescue (LCR) após ser confiscado pela Forestry Development Authority (FDA – Autoridade de Desenvolvimento Florestal) da Libéria, e recebido por um homem chamado Rudolph, que administra um santuário de vida selvagem para outros animais no país.

Quando Jenny e Jimmy Desmond, fundadores do LCR, levaram o chimpanzé bebê, pareceu apropriado chamá-lo de Rudolph, “em homenagem ao seu resgatista e Rudolph, a rena, pois chegou na época do Natal”. Eles o chamam de Rudy para encurtar.

Rudy estava, obviamente, assustado e confuso. Sua família havia sido morta pela carne e ele estava sendo negociado como um animal de estimação quando as autoridades o encontraram. Ele tinha apenas alguns meses de idade e estava muito pálido e fraco, mas, em pouco tempo, o pequeno Rudy estava sorrindo de novo.


Isso porque ele conseguiu o alimento e o abrigo que precisava no santuário, mas também encontrou alguém especial que o ajudou a se sentir seguro. Princess, a cadela de resgate que os Desmonds adotaram de um abrigo, se tornou uma parte extremamente importante do santuário.

“A Princess é incrivelmente paciente com todos os órfãos”, diz Jenny. “Não só ela os recebe e os enche com beijos suaves, mas também é muito protetora com eles. À medida que eles se acostumam e crescem mais confiáveis, ela também lhes oferece horas de diversão, desde abraços a lutas livres e pega-pega!”



Princess parece entender exatamente o que cada chimpanzé precisa. “Ela ajusta completamente seu papel dependendo do tamanho, idade, personalidade e necessidades de cada novo membro da família adotiva”, conta Jenny. “A Princess realmente ajuda os chimpanzés órfãos a se sentirem seguros, cuidados e amados. Ela acrescenta imensamente ao sentimento de família que eles herdam quando entram em nossa casa.”


Infelizmente, os chimpanzés nunca têm passados fáceis quando chegam ao santuário. “Os chimpanzés são provenientes de origens seriamente traumáticas, o que torna seu amor e cuidado ainda mais importante enquanto tentam se recuperar e se relacionar”, diz Jenny.

Rudy não só se recuperou, ele agora está prosperando. “Rudy rapidamente ganhou força e capacidade de se mover e se comunicar”, escreveu o santuário. “Ele é um comilão saudável e adora seu cereal, e está sempre entusiasmado com a variedade de frutas, vegetais, nozes e sementes oferecidas a cada dia.”


Enquanto nada pode realmente substituir as famílias que os chimpanzés bebês perderam, a ligação que Princess tem com eles parece especialmente forte, precisamente por causa de suas diferenças. Sua amizade com espécies distintas ajuda os chimpanzés a se sentirem felizes de serem eles próprios.



Rudy está mais velho agora e passa a maior parte do tempo em um grupo de chimpanzés mais velhos, aprendendo a se socializar com sua própria espécie. Mas, devido à caça cruel por carne selvagem e ao comércio ilegal de animais selvagens, nunca faltam chimpanzés órfãos no santuário que precisam das interações especiais que Princess pode oferecer.


“Ela divide seu cobertor, cama, comida e tempo com eles”, revela Jenny. “Princess já viveu em oito países conosco. Todos a amam e ela conquista corações em um segundo.”

Que os chimpanzés bebês simplesmente não se cansam dela, está claro.


Para ajudar chimpanzés como Rudy, você não precisa estar na África. De acordo com Jenny, “o tráfico de animais selvagens é um problema global”. Ela conclui: “Os mesmos criminosos que vendem armas ilegais, drogas e até comercializam crianças estão matando e vendendo chimpanzés e outros animais selvagens em extinção. Todos podem desempenhar um papel no combate a essa epidemia global, aprendendo mais, espalhando a informação e doando para organizações respeitáveis e efetivas envolvidas na luta contra o tráfico”.


Para ajudar o Liberia Chimpanzee Rescue a cuidar de seus chimpanzés órfãos, você pode fazer uma doação. Você também pode acompanhar todos os animais especiais no santuário seguindo o  LCR no Facebook.

Fonte: Olhar Animal (via The Dodo)

Fotos: Liberia Chimpanzee Rescue

Nenhum comentário:

Postar um comentário