Enriquecimento ambiental para gatos


Todos os gatos precisam de estimulação e recreação para manter sua boa saúde física e mental e ficarem longe do estresse. Isso é conhecido como enriquecimento ambiental para gatos.

Não importa se seu gato é filho único ou convive com outros animais na casa, ele precisa do enriquecimento ambiental para manter suas atividades e instintos mais básicos. Enfim, para que seja mais saudável e feliz.

O que significa exatamente o enriquecimento ambiental?

Para minimizar os problemas comportamentais e de saúde, é muito importante que seu gato tenha muitos brinquedos, lugares para esconder e dormir, coisas para arranhar, coisas para “assistir” e oportunidades para brincar. Também é importante que os gatos tenham um lugar que percebam como seguro para comer, beber e fazer suas necessidades.

Isso pode ser fornecido com um ambiente com árvores de gato, poleiros, sacos, camas, caixas, brinquedos e locais confiáveis ​​para dormir, comer e usar a caixa de areia.

Os principais elementos do enriquecimento ambiental para gatos

Refúgio

É muito importante manter pequenos refúgios onde os gatos se sintam seguros. Eles podem ser simples, como sacos de papel ou caixas de papelãoPode ser uma caixa favorita embaixo da cama ou uma caixa de transporte atrás de uma cadeira.

Os gatos preferem locais altos, onde se sentem seguros e confortáveis, podendo avaliar constantemente o ambiente.

Em famílias com outros gatos ou cachorros, é importante que os gatos possam se afastar desses animais quando quiserem, principalmente em relação aos locais onde são colocados a comida e a caixa de areia. Eles devem poder comer ou fazer suas necessidades sem serem incomodados por outros animais.

Mas lembre-se de mantê-los em locais diferentes: comida e banheiro não se misturam.

Locais altos

Uma maneira de ajudar a tornar o ambiente de um gato mais rico, maior e mais seguro é criar alguns lugares verticais extras.

Os gatos adoram escalar e os lugares altos fazem com que se sintam seguros. Poleiros ou árvores de gato são ideais, pois alguns bichanos preferem assistir seu ambiente a partir de diferentes pontos. Isso é especialmente importante em famílias com mais de um gato.

Você pode elaborar um projeto para poleiros combinados com camas, brinquedos ou arranhadores. Você pode comprar um projeto pronto ou fazer você mesmo usando sua criatividade. Uma sugestão é usar pedaços de madeira e suportes para prateleiras (vendidos em lojas de ferragens).


Estimulação para arranhar

É importante ter lugares em sua casa onde seu gato seja bem-vindo para arranhar. Arranhar é um instinto natural para os felinos afiarem suas garras, se esticarem e deixarem seu perfume.

Estimulação visual

Gatos são estimulados por sua visão. Eles adoram brinquedos que balançam e se movem.

Uma excelente sugestão é colocar uma cama na janela (janelas teladas, sempre) para ele assistir ao ambiente externo.

Existem camas de janela comercialmente disponíveis ou você pode mover uma cadeira, mesa segura ou banco ao lado de uma janela.

Se uma janela não é uma opção, alguns gatos gostam de assistir shows ou vídeos da natureza na TV.

Brinquedos disponíveis

Considere sempre a preferência de brinquedo do seu bichano. Existem muitos tipos de brinquedos feitos para gatos e cada animal tem suas próprias preferências quanto ao que o estimula a interagir. Normalmente, gatos adoram brinquedos de ratinhos ou pássaros que se movimentam, pois eles podem exercitar seus instintos predatórios. Embora seu gato não precise “caçar”, felinos ainda apreciam as ações e movimentos envolvidos nesse processo.

Dicas para escolher alguns produtos para enriquecimento de ambiente do seu gato

Árvore de gato – Uma árvore de gato básica de 1,5 a 2 metros de altura, com local para deitar e para arranhar. O lugar para ele se deitar deve ter uma boa visão da sala e, se possível, vista para o exterior.

Cama de janela – Se não for possível uma árvore de gato ter uma visão do exterior, considere uma cama de janela (janela telada). Você pode mover uma mesa, cadeira ou banco perto da parede.

Brinquedos – As boas escolhas de brinquedos são os que possuem penas, algumas bolinhas sonoras ou algo que venha com recheio de erva do gato. Procure oferecer uma variedade, mas descubra qual a preferência do seu amigo felino.

Dicas de compras

Escolha árvores de gato que sejam resistentes e seguras.

Não compre brinquedos com cordas, botões, peças pequenas ou tecido solto. Brinquedos recheados e de corda não são recomendados porque os gatos podem mastigar e ingerir pedaços, podendo causar obstrução intestinal ou asfixia.

Todos os brinquedos de mastigação têm um certo elemento de risco envolvido. Mas com previsão e supervisão, você pode fazer seus brinquedos tão seguros quanto possível.

Troque os brinquedos periodicamente, e quando inserir novos, procure escondê-los para fazer seu gato procurar, isso irá mantê-lo interessado.

Em estudos recentes, cientistas sugerem que os gatos sejam alimentados da forma como comiam na natureza. Para isso, eles ensinam a fazer os alimentadores quebra-cabeça, uma forma de manter o gato ocupado, estimulando seus instintos. Veja aqui como fazer os alimentadores.

Gato feliz dentro de casa

Com opções de atividades, o gato vive bem e feliz restrito ao ambiente doméstico. Gatos que têm acesso às ruas são vítimas de acidentes, crueldades e doenças.


Fotos: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Em nosso Pet Centro, temos arranhadores, brinquedos, graminha e diversos outros itens para enriquecimento do ambiente para gatos. Clique aqui para ver nosso endereço e telefones. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário