Cientistas sugerem alimentar gatos do modo que comiam na natureza


Alimentar gatos cinco vezes ao dia, imitando a maneira como eles se alimentavam na natureza, pode torná-los mais saudáveis e felizes. O estudo, feito pelas Dras. Sarah Ellis e Lizzie Rowe, da International Cat Care, recebeu o nome de Plano Cinco Vezes por Dia do Félix. Ele foi produzido para a The Big Bang – Feira de Jovens Cientistas e Engenheiros.

De acordo com o plano, o estilo de vida dos gatos domésticos pode levar os animais a comerem demais e não se estimularem mentalmente.

Esses gatos teriam uma vida mais saudável se fossem alimentados cinco ou mais vezes, em pequenas porções de comida, em vez de porções maiores e menos frequentes, afirmam as cientistas.

A ideia é alimentar gatos imitando a maneira como ele comeriam vivendo no habitat natural, promovendo uma mudança no comportamento e na alimentação. Isso deixaria o animal mais feliz e saudável.

Incentivar os gatos a escalar, caçar, explorar e brincar na segurança de seu ambiente doméstico: especialistas dizem que essas atividades aumentam o comportamento positivo e o bem-estar dos felinos.

Muitos problemas nos gatos são causados pela alimentação fácil que eles recebem, direto na vasilha, e pela falta de atividades em seu ambiente.

A ideia é utilizar alimentadores feitos em casa para alimentar gatos, no estilo de quebra-cabeças, mudando a localização dos alimentos regularmente, assegurando que eles tenham muita água.

Segundo Dra. Sarah, uma especialista em comportamento felino, “a maneira como alimentamos atualmente nossos gatos não combina com o estilo de vida natural para o qual eles foram projetados”.

“Os gatos sofreram poucas possibilidades de criação seletiva durante o processo de domesticação e, portanto, têm uma necessidade instintiva de caçar. Esse estilo de vida moderno pode ser perigoso para os animais de estimação, mas ao fazer algumas mudanças simples na forma como os alimentamos, podemos ajudar nossos gatos a terem vidas mais longas, saudáveis e felizes”, informa a cientista.

Todo o plano para alimentar gatos de forma mais natural tem base em evidências científicas. Ele procura imitar as condições que os animais costumavam enfrentar na natureza para obter seus alimentos. Veja como funciona. 

Plano Cinco Vezes por Dia do Félix

Esse plano de dieta e estilo de vida, projetado para gatos pelas especialistas em comportamento felino Dras. Sarah Ellis e Lizzie Rowe, promete produzir resultados em apenas três semanas.

Instruções do alimentador de quebra-cabeça

1. Cinco porções por dia - o objetivo é imitar o hábito de alimentação natural do gato de comer pouca e muitas vezes. Para isso, deve-se dividir a ração diária de alimentos no mínimo em cinco porções, que devem ser distribuídas ao longo do período de 24 horas;

2. Mude a localização dos alimentos toda vez que for servir. Isso permitirá que os gatos utilizem seus sentidos na busca da comida;

3. Alimentação noturna – uma ótima coisa sobre os alimentadores de quebra-cabeça é que eles podem ser preenchidos com comida pronta, para ser deixada para os gatos durante a noite ou quando você estiver fora da casa;

4. É importante fornecer água em abundância, especialmente se você optar apenas por alimentos secos. Os gatos também gostam de beber seu alimentos.

Veja os modelos de alimentadores caseiros:

Pirâmide de rolo de papelão (comida seca)


Esse alimentador de quebra-cabeça requer cerca de 10 rolos de papelão (os de papel higiênico têm o tamanho ideal) presos em uma forma de pirâmide usando fita. Ele permite que seu gato use suas patas para pescar os alimentos do interior do alimentador.

Alimentador de corte de garrafa (comida seca)


Esse simples alimentador de quebra-cabeça apenas exige que furos sejam feitos na garrafa de plástico para a comida do seu gato para sair.

Alimentador de quebra-cabeça multifacetado (comida molhada e seca)


Isso requer uma caixa de sapatos e potes de iogurte. Ele dá ao gato a possibilidade de pescar os alimentos usando sua boca, língua e patas.

É muito importante acompanhar o peso e condição corporal do animal. Isso permitirá saber se ele está magro, no peso certo ou obeso. Essa informação é importante para ir ajustando a quantidade de comida diária. Peça auxílio a um veterinário.

Sobre as autoras do plano para alimentar gatos de forma mais natural

Dra. Sarah Ellis é especialista em gatos, licenciada em zoologia e psicologia (Universidade de Bristol, 2001) e pós-graduada em aconselhamento de comportamento animal de companhia (Universidade de Southampton, 2006). Foi premiada no doutorado por investigar formas de melhorar o bem-estar de gatos alojados em abrigos.

Dra. Lizzie Rowe, especialista em gatos, é graduada em ciências naturais pela Universidade de Cambridge, com especialização em zoologia. É voluntária em várias organizações de bem-estar animal, como RSPCACats Protection. Foi premiada pelo trabalho de doutorado que investiga fatores de risco de vida adiantada para obesidade felina na Universidade de Bristol.

As duas fazem parte da International Cat Care, uma instituição que visa melhorar a saúde e o bem-estar dos gatos em todo o mundo, que atua há mais de 50 anos com elevado padrão de tratamento e cuidados prestados aos gatos por cirurgiões veterinários, enfermeiros veterinários, voluntários envolvidos em resgate, criadores e, claro, tutores de gato, fornecendo a melhor informação possível.

Veja aqui o relatório completo do estudo (em inglês).

Fonte: Aki É o Bicho 

Foto e desenhos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário