Ansiedade de separação em gatos


Apesar de sabermos que os gatos são criaturas independentes, recentemente veterinários especialistas no comportamento felino realizaram estudos que sugerem que a ansiedade de separação também pode ocorrer nos bichanos. E embora não se saiba com certeza o que pode causá-la, diz-se que pode ser devido a fatores genéticos e ambientais.

Os gatos com ansiedade de separação podem desde chorar quando o tutor está se preparando para sair até não reagir e esperar que o deixem sozinho para urinar e defecar em lugares inapropriados como móveis e camas.

Se o seu gato está se comportando de forma estranha e você acredita que ele possa estar sofrendo de ansiedade de separação, leia o texto a seguir.

O que é a ansiedade de separação?

Como o próprio nome indica, o gato sofre de ansiedade cada vez que é separado de seu tutor ou de outra companhia felina com a qual esteja habituado e com a qual criou uma ligação forte. Um gato que insiste em estar o dia todo e a todo o momento com o tutor, que o segue para todo o lado, inclusive para o banheiro, é um animal que pode estar sofrendo dessa condição psicológica.

Essa reação se ativa no momento em que a pessoa se prepara para sair de casa - não se esqueça de que os gatos são criaturas observadoras e muito inteligentes, ficando o felino de mau humor ou se colocando entre a pessoa e a porta. Ao regressar, o tutor pode deparar com um desastre, alguma rejeição por parte do gato, que demonstrará seu desgosto dessa forma ou, pelo contrário, demasiadamente efusivo.

Os diversos comportamentos

Gatos e cães, embora não pareça, são idênticos em muitas coisas. Alguns dos tipos de comportamentos gerados pela ansiedade de separação nos gatos são os mesmos que ocorrem nos cachorros:

> Vocalização e choro excessivo;

> Defecação e vômitos em lugares inadequados ou onde o animal sabe que o tutor não vai gostar, como tapetes, objetos pessoais (sapatos e bolsas) e na cama;

> Ações destrutivas como morder ou arranhar coisas e móveis da casa;

> Higiene e cuidado excessivo. Um gato com esse tipo de problema irá se lamber exageradamente, ao ponto de ficar com manchas sem pelo (é pouco comum, mas pode acontecer). Estamos falando de um granuloma acral por lambida, um problema de saúde que deve ser tratado o quanto antes.

Como ajudar o gato a superar a ansiedade de separação

Os gatos não ficam muito bem quando sofrem desse tipo de ansiedade. A boa notícia é que podemos ajudá-los a ter um melhor e mais tranquilo momento sozinho.

1. Investigações demonstraram que a música tem propriedades sedativas naturais, em especial se forem peças instrumentais como de arpa e piano. Pouco antes de sair de casa, coloque esse tipo de música - o gato irá associá-la à sua presença, se sentirá acompanhado e, quem sabe, pode até dormir um cochilo.

2. Coloque um pouco de catnip ou algum de seus brinquedos favoritos na sua bolsa e incentive-o à curiosidade. O gato começará a associar a bolsa com emoções positivas e não com a sua ausência. Crie em sua bolsa um pequeno espaço de brincadeira.

3. Cada vez que você sai de casa, isso altera o comportamento do bichano. A partir de agora, você deverá utilizar certas técnicas para dissuadir sua atenção e tentar criar nele uma certa noção de que você nunca vai embora, diminuindo assim sua ansiedade quando, de fato, você sair. Essas técnicas funcionam para ajudá-lo a manter o controle de suas emoções. Pegue nas chaves de casa ou do carro pelo menos 10 vezes por dia, e depois coloque-as outra vez no lugar. Dentro de casa, leve a sua bolsa no braço durante uma hora ou mais.

4. Realize saídas falsas: abra a porta, saia, entre e feche a porta. Experimente esse exercício quantas vezes forem necessárias até que o gato o ignore por completo. Em seguida, aumente o tempo e vá de um minuto a cinco minutos antes de regressar. Esse aumento gradual ajudará a construir a tolerância e também o ensinará que não importa quanto tempo você está fora de casa, pois voltará sempre.

5. Os gatos são criaturas extremamente curiosas e seu sentido de busca é muito desenvolvido. Escolha uns biscoitos que seu bichano goste muito e que tenham um cheiro forte e, antes de sair de casa, espalhe-os em lugares estratégicos e não muito fáceis de acessar, como fazendo uma caça ao tesouro. Isso desviará sua atenção por um tempo e irá diverti-lo. Além disso, esse tipo de exercício costuma relaxá-los de forma natural.

6. Por vezes, a substituição da atenção é uma das melhores técnicas. Peça a outro membro da família ou amigo que interaja e brinque com o gato durante esse tempo (antes e depois de sair). Se é um felino que gosta de mimos, então um bom momento de carícias irá acalmá-lo e, ao mesmo tempo, fazê-lo sentir-se querido e não abandonado.

7. Os brinquedos de inteligência são uma excelente forma de conseguir que o gato esqueça que você saiu durante um tempo. Alguns exemplos que poderá encontrar à venda são o kong ou diferentes tabuleiros com snacks escondidos. Esse tipo de brinquedo é bastante indicado para gatos que sofrem de ansiedade de separação.

8. Passe um tempo de qualidade com o gato: brincando, acariciando-o ou oferecendo-lhe guloseimas. Embora o problema resida na ansiedade por estar perto de você, sentir-se querido irá ajudá-lo a entender que você não irá abandoná-lo e que ele pode se sentir seguro.

9. Siga um horário concreto, ou seja, crie uma rotina diária que lhe transmita confiança. Para isso, o ideal é seguir um horário de refeições, higiene ou brincadeiras. Tente criar atividades nas quais inclua o seu gato. Essa é uma das melhores formas de tratar a ansiedade.

10. Não o castigue por estragos que possa fazer, e sim premie-o sempre que fizer algo bem. Lembre que o castigo provoca estresse e mal-estar no gato, algo que pode agravar a ansiedade de separação. O melhor é utilizar o reforço positivo, a paciência e o afeto.


Foto: Reprodução


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Se puder, procure um veterinário homeopata, que lhe dará orientações valiosas quanto ao comportamento do seu gato. A homeopatia está muito evoluída na medicina veterinária e tem surtido efeitos satisfatórios nos felinos.

Aqui na ONG, temos veterinários homeopatas a preços solidários. Confira aqui nosso endereço e telefones. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário