Peter Dinklage faz apelo para fãs de "Game of Thrones" pararem de abandonar huskies


Tyrion Lannister se juntou à ONG PETA para ajudar a divulgar para os fãs da série de televisão Game of Thrones que os huskies siberianos da vida real não são os mesmos bichinhos que os direwolves vistos no seriado.

Em um comunicado da PETA, o ator Peter Dinklage fala que os abrigos estão relatando aumento na compra impulsiva e subsequente abandono de cães dessa raça desde o início de Game of Thrones.

“Por favor, por favor: se você vai trazer um cachorro para sua família, certifique-se de estar preparado para uma responsabilidade tão tremenda e lembre-se sempre, SEMPRE: adote de um abrigo”, escreveu Dinklage aos fãs de GOT.

A PETA salienta em sua declaração que Game of Thrones não é o primeiro programa de televisão ou filme que leva a uma demanda crescente de certos animais. Em 101 Dálmatas (101 Dalmatians, 1996), Legalmente Loira (Legally Blonde, 2001) e Perdido pra Cachorro (Beverly Hills Chihuahua, 2008), os abrigos também enfrentaram fenômeno semelhante e perigoso.

A organização estima que mais de seis milhões de animais, especificamente gatos e cachorros, acabam em abrigos de animais a cada ano. Cerca de metade desses animais é sacrificada porque não há casas suficientes para todos eles.


Fotos: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Lembramos mais uma vez que animais são vidas, não produtos para serem comprados quando estão na moda e descartados quando passa o modismo ou as criaturas sem noção que os compraram percebem que eles fazem xixi e cocô, fazem bagunça, fazem barulho etc. etc. etc. 

E aqui também fazemos um apelo. Ou melhor, três. Primeiro: nunca compre animais. Criações de cães e gatos de raça para venda são fábricas de filhotes que exploram as mães até a morte e negligenciam e maltratam os filhotes (afinal, eles não são vistos como vidas, e sim como produtos). Leia aqui o Relato da Bionda, para saber mais. Além disso, amizade não se compra. Ou você comprou seus amigos em um shopping ou pela internet? 

Segundo apelo: adote! Qual o sentido de comprar um animal, pagar caro por isso e ainda incentivar os maus-tratos das criações, quando existem tantos cães e gatos vivendo nas ruas e passando por todos os tipos de perigos, violências e acidentes, precisando de um lar que lhes dê segurança e amor? Você pode resgatar um diretamente nas ruas ou ir em uma ONG de adoção, onde eles já estão prontinhos - castrados, vacinados, vermifugados e identificados - para ir para sua casa! Se você mora em São Paulo, capital, veja aqui os lindos que estão em nosso Centro de Adoção esperando uma família amorosa e responsável. Se você mora em outra cidade ou estado, pesquise na internet sobre a ONG mais próxima. 

Terceiro apelo: somente adote se você tiver total consciência da responsabilidade que é cuidar de um animal. Ele poderá adoecer ou se debilitar, e certamente ficará velho. Você poderá precisar mudar de endereço (mesmo de cidade, estado ou país), ficar desempregado, ter filhos. Seja qual for a situação do animal ou a sua, somente adote se estiver disposto a ficar com ele e cuidar da melhor maneira até o final de sua vida natural, haja o que houver. Ou você abandonaria um filho se ele ficasse doente ou você fosse viajar, mudar de casa, ficar sem dinheiro, ter um outro filho etc.?

2. A matéria cita outros modismos irresponsáveis relacionados a filmes, todos envolvendo cachorros. Mas, infelizmente, a superficialidade e mentalidade deturpada de alguns seres humanos vitimizam outras espécies também. Leia:



3. Por fim, algo positivo para se comentar. Além de ser porta-voz dos cães contra esses casos de abandono, Peter Dinklage é vegetariano e deu a seguinte declaração em outra campanha da PETA: "Eu não machucaria um gato ou um cachorro nem uma galinha ou uma vaca. E também não pediria a ninguém para fazê-lo por mim. E é por isso que sou vegetariano".

Nas cenas de Game of Thrones em que ele aparece comendo carne, na realidade é tofu ou "carne vegetal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário