Lista de sites e livros de receitas veganas - se você é daqueles que acham que vegano só come alface, vale a leitura (e a ida à cozinha!)



Por Paulo Furstenau*


O que come um vegano? Recentemente, publicamos o vídeo Wha Me Eat (O Que Eu Como), do cantor inglês Macka B, que faz uma sucinta lista de tudo aquilo que os veganos colocam no prato - e ela vai bem além do alface (veja aqui)...

E agora que você já tem uma listinha básica de ingredientes, é hora de saber o que fazer com eles! Nesta postagem, você encontra mais de 30 sites de receitas veganas, e, para os mais tradicionais, que gostam do bom e velho livro de receitas, listamos também quase 30 publicações impressas. 

Nada menos que milhares de receitas de pratos quentes e frios, entradas, saladas, sopas, massas, pães, tortas, leites, queijos, manteigas, pastas, sucos, doces (chocolates, bolos, pavês, sorvetes etc.), enfim, todos os tipos de refeições do café da manhã até a ceia, sem faltar nada de proteína e sem nenhum animal ter sofrido e morrido para você se alimentar com muita saúde e sabor.

Mas alertamos que você certamente enfrentará um problema diário ao optar por uma dieta vegana e seguir nossas sugestões de sites e livros: decidir, entre tantas deliciosas opções, quais receitas você escolherá, seja para cozinhar somente para você, seja para toda sua família (leia aqui matérias sobre veganismo na infância). 

Boa leitura e bom apetite!






SITES E BLOGUES






Compassionate Cuisine (blogue de Portugal)






Menu Vegano (rede social onde também é possível se inscrever e postar receitas)






Sociedade Vegan (blogue de Portugal) 




The Love Food (blogue de Portugal) 











LIVROS

Após cada sinopse, colocamos o link para a respectiva editora, para facilitar a compra do livro, mas a maioria deles é vendida nas principais livrarias do Brasil, nas lojas físicas e on-line. O site da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e o portal vegano Vista-se também vendem alguns dos títulos abaixo (o Vista-se tem ainda um livro de 18 páginas que pode ser baixado em PDF gratuitamente - clique aqui). Para economizar, recomendamos também o Estante Virtual, que reúne on-line sebos de todo o Brasil - basta digitar o nome do livro na barra de busca do site.





A alimentação tem sido uma importante aliada na busca da saúde física. O interesse por produtos integrais e orgânicos pode ser facilmente percebido pela velocidade com que se multiplicam as feiras orgânicas nas grandes cidades e aumentam as gôndolas de produtos saudáveis nas redes de supermercados.

Mas não é apenas o benefício para o corpo que tem atraído as pessoas a comerem de forma mais consciente. Cada vez mais, nos damos conta da influência da comida no processo de desenvolvimento espiritual.

A alimentação, que um dia foi considerada sagrada e fator de geração de relações de proximidade e harmonia nas famílias, está passo a passo reassumindo sua posição de instrumento de cura e purificação interior. 

Foi preciso chegar ao extremo da violência contra os animais, contra o meio ambiente e contra nosso próprio corpo e mente, para começarmos a fazer o caminho de volta a uma alimentação mais simples, mais natural, mais saudável. 

Esse livro de receitas é nossa contribuição a esse processo de não violência em nosso prato de cada dia. 

Saboreie e sinta-se leve: de corpo e alma. 

Autores: Diversos 
Editora: Brahma Kumaris 
102 páginas 



Vegetariana desde os 17 anos e vegana desde os 27, a premiada blogueira Adele McConnell apresenta nesse livro 100 receitas deliciosas à base de vegetais. Segundo ela, a culinária vegana é a alimentação saudável e natural em sua melhor versão. A autora ressalta os benefícios decorrentes da dieta - qualidade de sono, pele boa, cabelos e unhas fortes e saudáveis, muita energia -, e que é possível se tornar vegano sem deixar de lado o prazer em comer. Para isso, Adele se apoia na combinação de ingredientes nutritivos e técnicas inovadoras, preparando receitas de dar água na boca de veganos, vegetarianos e até apreciadores de carne, com inspiração em culinárias de diferentes culturas, como indiana, marroquina, tailandesa e mexicana, entre outras. Destaque para pratos para o café da manhã, como a panqueca de coco e sementes de chia; o almoço, como o espaguete com espinafre baby, alcachofra e limão ou a cestinha de batata-doce com pesto de nozes e homus; e uma refeição mais reforçada, como o macarrão de arroz com curry thai. Para o lanche, a barrinha crocante de cereja e coco, e, finalizando com estilo, a sobremesa fica por conta da torta de chocolate cru com calda salgada de pecã. 

Autora: Adele McConnell
Editora: Publifolha 
176 páginas 



Esse livro traz receitas para compartilhar com a família e os amigos e opções para aquelas horas em que só queremos saborear uma comidinha gostosa na frente da TV. Por serem veganas, as receitas são indicadas para quem tem alergia a ovo ou intolerância à lactose. A maioria das receitas também não contém glúten. O livro está dividido em cinco capítulos: petiscos e pastas de abrir o apetite; sopas e cremes para esquentar o coração; massas e saladas práticas; pratos principais reconfortantes e sobremesas de dar água na boca. Servidas em tigelas e cumbucas, e por isso mais práticas para o dia a dia, as receitas são perfeitas para trazer ainda mais alegria aos momentos de descontração com a família e os amigos. Bom apetite! 

Autora: Katia Cardoso
Editora: Alaúde
136 páginas



Nesse livro, Katia Cardoso traz receitas para todas as horas. São barrinhas e smoothies para o café da manhã, biscoitinhos e cookies para o lanche da tarde, pavês e sorvetes para a sobremesa do dia a dia, além de lindos bolos para ocasiões especiais. Inspirada em suas memórias de infância e nos doces que a vida lhe foi servindo, Katia adaptou receitas tradicionais e contemporâneas para criar delícias sem ingredientes de origem animal. Assim, suas receitas são também ideais para quem precisa retirar a lactose e o ovo do cardápio. Para agradar todas as tribos, há também diversas receitas sem glúten, tudo sem abrir mão do sabor e da textura. Bom apetite! 

Autora: Katia Cardoso
Editora: Alaúde
136 páginas



Precisa se alimentar fora de casa, mas não quer abrir mão de uma refeição caseira gostosa, saudável, prática e econômica? Então esse livro é para você. São 50 receitas de marmitas e lanchinhos para serem saboreados a qualquer hora e lugar. Tudo sem ovos ou lactose. Dividida por ocasião, a obra traz sugestões para um café da manhã nutritivo e energético, snacks para levar na bolsa ou mochila, além de opções de pratos principais para os dias mais quentes ou frios. O livro também traz receitas básicas que podem ser preparadas com antecedência e incrementadas na hora de servir, além de dicas sobre como se organizar na cozinha e tirar o máximo proveito da geladeira e do freezer, dois grandes aliados de quem tem pressa de comer bem. 

Autora: Katia Cardoso
Editora: Alaúde
136 páginas



Composta por quatro volumes, a Coleção Vegetarianos traz 480 receitas veganas saudáveis e irresistíveis. Divididos em Café da Manhã, Lanches e Petiscos, Pratos Principais e Doces e Sobremesas, cada livro traz 120 receitas criadas pelos melhores chefs vegetarianos do Brasil. São sugestões para todo tipo de ocasião, de um simples petisco a um banquete completo.

São as melhores receitas já publicadas nos últimos 10 anos de existência da Revista dos Vegetarianos - uma coletânea indispensável na biblioteca de veganos, vegetarianos e para quem busca uma alimentação mais saudável. 

Autor: Diversos
Editora: Europa 
128 páginas cada volume



A culinária vegana – que não utiliza nenhum alimento animal – pode parecer insossa e sem graça, ou mesmo complicada, para muitos, mas esse livro vem provar justamente o contrário. Nele, você encontra receitas práticas e nutritivas, que, apesar de não usarem ingredientes como carnes, ovos, leite e derivados, não deixam a desejar na apresentação e muito menos no sabor. Afinal, quem opta por esse tipo de alimentação não precisa abrir mão de pratos consagrados como estrogonofe, arroz à piamontesa, quiche, tortilla, ou de delícias como vitamina de banana e milk-shake de morango, algumas das elaborações da nutricionista Thina Izidoro, chef de cozinha há mais de 30 anos e proprietária e consultora de restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro.

Além dessas e de outras receitas, Cozinha da Thina traz sugestões de cardápios diários de lanche, almoço e jantar, orientações sobre preparo dos alimentos, técnicas de cozimento, conservação e preparação de vegetais, frutas, sementes, fibras e grãos - cuidados essenciais para quem busca uma alimentação mais sustentável, natural e saudável. 

Autora: Thina Izidoro
Editora: Senac RJ
168 páginas



Escrito em 1997, esse foi o primeiro livro publicado no Brasil a propor uma dieta 100% livre de produtos animais (vegana). Conta com mais de 300 receitas para quem não quer, ou não pode, consumir produtos de origem animal, como pessoas com intolerância à lactose, à proteína animal ou problemas cardíacos.

Considerado o manual definitivo do modo de vida vegano/vegetariano, Cozinhando sem Crueldade tem também capítulos específicos sobre alimentação infantil, compras, menus especiais, festas, nutrição, endereços úteis, perguntas e respostas, substituições alimentares, maneiras de alimentar seu cão e gato.

As deliciosas receitas de Ana Curcelli estão organizadas em 18 capítulos: Café da Manhã, Leites Vegetais, Patês e Sanduíches, Sorvetes, Biscoitos, Tortas, Aperitivos, Saladas e Molhos, Sopas, Acompanhamentos, Pratos Principais, Substitutos da Carne Animal, Massas, Salgados, Sobremesas, Bolos sem Ovos, Bebidas e Festas.

Aprenda a preparar os surpreendentes bolos sem ovos, hambúrgueres vegetais, sorvetes, biscoitos e leites vegetais à base de gergelim, castanha, aveia e arroz, além do tradicional de soja.

Todas as receitas foram testadas e usam ingredientes que você encontra no supermercado. Prepare refeições deliciosas e surpreendentes e transforme de uma vez por todas seu hábito alimentar de uma maneira saudável e deliciosa.

Tudo isso com encadernação em espiral, ideal para usar na cozinha.

Enfim: indispensável!

Um livro 100% vegetal para leitores 100% humanos. Ou você ainda acha que vegetariano só come saladinha?

Autora: Ana Maria Curcelli 
Editora: Gato Preto (na data da publicação desta postagem, 17 de agosto de 2017, o livro estava temporariamente indisponível. Se ainda estiver quando você acessar esse link, pesquise em outros sites e sebos, inclusive os que recomendamos acima!)
232 páginas



Gabriela Oliveira reuniu nesse livro mais de 100 receitas práticas e deliciosas para agradar aos paladares mais exigentes, sempre sem carne, ovos ou laticínios. Combinando os pratos de cereais e leguminosas, um jantar substancioso e reconfortante está garantido – e todos os nutrientes também. Se a pedida for um lanche descontraído, as receitas de tortas, pizzas, hambúrgueres, pães e molhos vão fazer bonito. Já no fim de semana, que tal reunir os amigos e oferecer bolinhos, croquetes e empadinhas para embalar uma conversa animada? Gabriela ensina ainda a fazer leites e queijos vegetais, indica o valor nutricional dos pratos e explica como montar uma refeição estritamente vegetariana completa. 

Autora: Gabriela Oliveira 
Editora: Alaúde 
216 páginas 



Esse livro traz 60 receitas veganas. Preparados com ingredientes naturais e integrais, os pratos são rápidos de fazer. Todos os pratos vêm com uma tabela de nutrientes. Nenhuma receita contém lactose, e 80% delas não contêm glúten. As receitas estão divididas nas seguintes seções: Patês, Sopas, Saladas, Molhos para Saladas, Pratos Principais, Doces e Salgados, Receitas Funcionais, Chás e Sucos

Autora: Astrid Pfeiffer 
Editora: Alaúde
160 páginas



O livro traz 46 receitas, todas veganas e que seguem os preceitos da macrobiótica. 

Ingredientes funcionais: informações detalhadas e propriedades medicinais de alimentos, como raiz de lótus, algas, missô, ágar-ágar e muito mais. 


Quarenta e seis receitas deliciosas. Todas veganas e saudáveis: 13 saladas e temperos, 11 acompanhamentos, oito pratos quentes, sete sopas nutritivas e sete doces irresistíveis. 

Autora: Natália Rodrigues
Editora: Europa 
66 páginas



A blogueira irlandesa Áine Carlin aderiu ao veganismo em 2010 e, desde então, descobriu um mundo de novos sabores e benefícios significativos para sua saúde, beleza e bem-estar. Nesse livro, ela conta como transformou sua alimentação e compartilha mais de 100 receitas deliciosas e saudáveis para o café da manhã, lanches, refeições principais e ocasiões especiais, além de molhos, acompanhamentos e sobremesas, todas preparadas sem nenhum ingrediente de origem animal. Ela também orienta sobre os alimentos que não podem faltar em uma despensa vegana, como grãos, leguminosas, frutas secas, oleaginosas, óleos, leites vegetais, congelados, ervas frescas e secas, especiarias, entre outros itens. Os pratos surpreenderão os paladares mais exigentes e são um ótimo incentivo para quem quer diminuir o consumo de carne, iniciar ou continuar uma dieta vegetariana ou vegana. Entre eles, vale a pena experimentar a panqueca com frutas vermelhas, a sopa de kiwi com batata-doce, o hambúrguer de cogumelo com batata à dijon, a berinjela assada com cuscuz marroquino e o bolo de chocolate com menta e ganache. 

Autora: Áine Carlin 
Editora: Publifolha 
176 páginas 



Alana Rox, filha de uma gaúcha e um carioca, nascida e criada em Santa Catarina, nasceu vegetariana. Rejeitava qualquer alimento de origem animal, para o sofrimento dos pais. Ninguém imaginava que a atitude instintiva da infância era apenas a semente da revolução que Alana faria em sua própria vida. Ao se tornar vegana, passou não só a ter ótima saúde, o corpo e a mente energizados, mas sentiu vontade de compartilhar sua experiência com outras pessoas. Dividir suas descobertas e mostrar um caminho possível para viver mais e melhor virou naturalmente sua missão.

As histórias de Alana, que vão do despertar para a nova filosofia de vida às soluções criadas para facilitar a alquimia na cozinha, são contadas no Diário de uma Vegana. Sucesso no Instagram com o perfil The Veggie Voice, com mais de 100 mil seguidores, Alana selecionou sugestões para o livro e organizou as dicas com capricho para o leitor. Além das receitas serem veganas, sem nenhum alimento de origem animal, são também livres de glúten.

“Eu sabia que me tornar vegana seria incrível. Mas nem nos meus sonhos e previsões mais lindas, imaginava o divisor de águas que seria para meu corpo, meu organismo, minha percepção de mundo, minha conexão com o todo”, afirma Alana. Cantora profissional no passado, ela continua compondo e cantando, já que tem a música como fonte de inspiração de sua culinária.

O livro não é voltado apenas para veganos, mas também para quem quer experimentar o estilo de vida vegano ou simplesmente se alimentar de maneira mais saudável. Ele traz uma sugestão de cardápio para uma semana e os top hits, que são receitas especiais e preferidas da autora. “São refeições completas e inteligentes, nutricionalmente equilibradas, fáceis, rápidas, práticas, acessíveis e gostosas demais”, afirma.

Diário de uma Vegana traz o passo a passo de receitas originais, como estrogonofe de shitake, queijo de castanhas e tofu, torta de grão-de-bico com recheio de guacamole, quiche proteica com homus de abóbora, feijoadinha, farofa de couve-flor, entre outras. Sobremesas saborosas não faltam à mesa de Alana, que criou até um bolo de chocolate vegano com calda, um pudim de caramelo e uma mousse de creme de avelã.

Informações encontradas em seções como Lista de Compra, Temperos Mágicos, Introdução sobre os Demolhos e Preparo de Alimentos-Base dão segurança na hora de cozinhar e facilitam a rotina na cozinha. Os ensinamentos ajudam a explorar cada alimento, aproveitando por completo seus benefícios.

Alana também incluiu no livro dicas de cuidados de beleza e de limpeza ecológica e natural. São máscaras tônicas para pele oleosa, seca e sensível, desodorante, pasta de dente, antifrizz e leave-in para o cabelo, entre outras fórmulas que levam apenas ingredientes naturais. Para a manutenção da casa, são indicados produtos que poupam o meio ambiente, o bolso do consumidor e a saúde.

Autora: Alana Rox 
Editora: Globo Estilo 
176 páginas





Sucesso nas vendas – e nas mesas –, o Festa Vegetariana, livro de receitas da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), está agora em sua terceira edição! Entre as novas gostosuras, o livro tem “bacalhoada” de soja, crepe com leite de arroz, polenta com bolonhesa de shitake, chocotone e sorbet de morango com baunilha e chá-verde.

Cada capítulo traz sugestões de pratos principais elaborados, com direito a entradinha, sucos e sobremesas de dar água na boca. São dezenas de receitas de pratos éticos, estéticos, saudáveis e, sobretudo, saborosos - para carnívoro nenhum botar defeito. Recheado com mais ingredientes, o capítulo Lista de Compras ainda facilita a vida de iniciantes - e até mesmo de cozinheiros experientes.

Autor: Diversos
116 páginas




Um guia para preparar ingredientes básicos veganos, esse livro é essencial para quem deseja evitar produtos industrializados, cheios de aditivos químicos, de maneira muito prática. Tome as rédeas da sua alimentação e prepare você mesmo gostosuras como iogurte, leites, manteiga, queijos (tudo sem lactose!) e opções para substituir a carne, como linguiça vegana, almôndegas de lentilha, nuggets, pepperoni, bolinhos e muito mais. Além disso, deixe pronto em sua despensa delícias que facilitam o dia a dia, como misturas prontas para panquecas, bolos e sopas, massa para pizza, biscoitos e macarrão, e condimentos que trazem mais sabor ao prato, como mostarda, ketchup, maionese e molhos. Os métodos desenvolvidos por Miyoko Schinner fazem a comida de verdade ser rápida, prática e saborosa para quem quer um jeito mais natural, fresco e saudável de comer e viver. 

Autora: Miyoko Schinner
Editora: Alaúde 
224 páginas



Esse livro foi elaborado especialmente para você que, por algum motivo, quer se tornar um ser mais livre, natural, saudável e evoluído. Além das mais de 200 receitas vegetarianas que tornarão a sua vida muito mais saudável, você encontrará nele informações sobre a filosofia que está por trás do estilo de vida vegetariano, que exclui o consumo de carne, leite e seus derivados ou qualquer outro produto que provoque o sofrimento ou a morte de animais. 

Você também vai encontrar um breve esclarecimento sobre os produtos industrializados, cujo consumo ainda impera em nossa sociedade. Esperamos que Lar Vegetariano seja para você mais do que um simples livro de receitas; que seja um aliado que possa enriquecer a alimentação da sua família e fortalecer a sua confiança no maravilhoso estilo de vida vegetariano. 

Algumas receitas que você vai encontrar no livro: espetinhos grelhados ao forno, medalhão de tofu, pão-de-ló de chocolate, pastel assado, pizza, pudim de leite condensado de soja, recheios para tortas e panquecas, saladas de maionese vegetal, sopa de ervilha, torta de batata com salsicha vegetal e muito mais! 

Nós somos o que comemos! 

Autores: Ivonete do Amaral Dias Nakashima, Aparecida Alves Freires Teixeira e Paulo Cesar Alves Nakashima
Editora: Cultrix         
175 páginas




Que nozes, castanhas, amêndoas e avelãs são alimentos poderosos, todo mundo já sabe. Mas que elas também são ingredientes muito versáteis na cozinha - a ponto de se transformarem em leites, manteigas, pastas, cookies, barrinhas e sorvetes - é o que os leitores vão descobrir com esse livro. Em mais de 60 receitas, a blogueira de sucesso Melissa King apresenta receitas caseiras de leites e manteigas vegetais muito mais gostosas e nutritivas do que as versões industrializadas disponíveis no mercado. No livro, o leitor aprende, por exemplo, a fazer leite de amêndoas, manteiga de amendoim e pasta de avelã com chocolate, apenas para citar três produtos muito procurados nos supermercados e cujo preço assusta muitos consumidores. 

Autora: Melissa King
Editora: Alaúde 
223 páginas

[Veja algumas receitas de leites vegetais também aqui em nosso blogue!]






O livreto, produzido pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), tem tudo para atender a uma grande demanda do mercado e da sociedade. Tanto vegetarianos quanto pessoas com intolerância à lactose ou alérgicas à proteína do leite vão se beneficiar com as receitas de leites e queijos feitos com castanhas e outros ingredientes do reino vegetal.

A maioria das receitas é simples e requer ingredientes baratos e fáceis de encontrar. O resultado são leites, queijos, pastinhas, vitaminas e outras gostosuras saudáveis, que podem ser preparadas em casa ou mesmo como atividade culinária nas escolas.

Autor: Diversos
36 páginas

[Veja algumas receitas de leites e queijos vegetais também aqui em nosso blogue!]





Esse livro traz pratos inspirados pelos melhores ingredientes que a natureza pode oferecer. Aqui, os produtos do campo saem do trivial e ganham ares elegantes, e cada preparação é uma experiência única. São 50 receitas veganas de entradas, pratos principais, acompanhamentos, lanches, petiscos e sobremesas, além de bebidas e coquetéis diferenciados. O livro também ensina como incrementar os pratos usando sabores naturais, mostra como montar o prato ideal, dá dicas de organização e uma lista de utensílios básicos para equipar a cozinha. Além disso, várias receitas trazem conteúdo digital exclusivo: QR codes com links para incrementar os pratos ou GIFs que ilustram etapas do preparo para facilitar a vida de quem não tem intimidade com as panelas. 

Autora: Julia Guedes
Editora: Alaúde 
144 páginas



Com mais de 50 receitas veganas inéditas, o primeiro livro do famoso blogue Tempero Alternativo ensina pratos fáceis e práticos para o dia a dia. Traz a seus milhares de seguidores novas opções para todas as refeições, muitas acompanhadas por conteúdo digital extra, como QR codes que indicam variações na receita ou GIFs que mostram fotos de algumas etapas do preparo. No livro, a brasilidade imperou na escolha dos pratos – tem feijoada, bobó, cuscuz e manjar – e dos ingredientes: maracujá, jabuticaba, açaí, mandioca e palmito. Ele também traz receitas básicas para ajudar a planejar o cardápio e duas receitas extras para incrementar os pratos. Tudo é de dar água na boca e chega para o leitor do mesmo jeitinho que no blogue: com humor, simplicidade e receitas muito bem explicadas. 

Autor: André Fronza
Editora: Alaúde 
144 páginas




As receitas desse livro conseguem a façanha de reunir todo mundo – desde os amantes de churrasco até os vegetarianos mais estritos – ao redor da mesma mesa para desfrutar de refeições apetitosas e inspiradoras, inteiramente à base de vegetais. 

Seja para cozinheiros de primeira viagem que querem preparar refeições sem carne em poucos minutos, seja para os pais e donas de casa tarimbadas, o livro desmitifica a culinária vegana e a eleva ao status de gastronomia. Com esse livro, vai ficar muito fácil encontrar receitas saborosas e saudáveis para agradar a todos. 

Autora: Ann Gentry
Editora: Alaúde 
254 páginas



Nesse livro, Marie Laforêt, blogueira vegana e fotógrafa apaixonada por alimentos orgânicos, traz 25 versões para clássicos como feta, gouda, muçarela, cheddar e muito mais, para fazer em casa a partir de ingredientes comuns, como tofu, castanha de caju, soja orgânica, amêndoas e tremoço. Ela ensina a preparar, coalhar e enformar a massa para que você possa degustar em casa queijos sempre frescos, sem lactose e sem produtos de origem animal. Amplamente testadas, as receitas desse livro são deliciosas e muito nutritivas, pois contêm alto teor de cálcio e gorduras saudáveis. 

Autora: Marie Laforêt 
Editora: Alaúde 
72 páginas

[Veja algumas receitas de queijos vegetais também aqui em nosso blogue!]





São mais de 50 receitas descomplicadas e saborosas da culinária vegana, entre prato principal, sobremesa e entradinhas, incluindo a famosa coxinha de jaca. O livro oferece também um estudo sobre o veganismo, dicas para uma despensa vegana e informações sobre diversos alimentos. É um guia completo não só para os adeptos da culinária vegana, mas os que pretendem mudar ou melhorar seus hábitos alimentares e não encontram apoio em receitas simples e saudáveis. 

Autor: Roberto Juliano 
Editora: Sesi-SP
132 páginas



A missão desse livro é ajudar você a preparar pratos saborosos sem carne, com ingredientes frescos, para o dia a dia. A maioria das receitas não precisa de mais do que 30 minutos para ficar pronta, e mesmo as mais demoradas são práticas, pois permitem que você tenha tempo livre enquanto os ingredientes cozinham em fogo baixo ou douram no forno. São ensopados quentinhos e saladas fresquinhas, sanduíches que valem por uma refeição e refogados que alimentam um batalhão, receitas para o café da manhã e também para o almoço de domingo, e muito mais. Completam a obra dicas para organizar a despensa, técnicas para diferentes cortes de tofu e sugestões para substituir os alérgenos mais comuns. 

Autora: Isa Chandra Moskowitz 
Editora: Alaúde 
320 páginas




Pensando em incentivar todos a refletirem sobre a maneira como tratamos o reino animal e buscando colocar à disposição de todos formas de estar em harmonia com esse reino, que tanto sofre neste planeta, esse livro traz 72 receitas sem ingredientes de origem animal.

São receitas fáceis e muito saborosas, para auxiliar os que buscam se transformar: wrap de pesto de pimentão, taco, pavê de beijinho com geleia de morango, lasanha de abóbora, hambúrguer de grão-de-bico, pão de "queijo", queijo vegetal, entre outras.



Se você ama queijos, não vive sem churrasco e morre de tédio só de pensar em saladas, esse livro vai mudar todos os seus conceitos. Talvez você pense que ser vegano é muito difícil, mas a blogueira norte-americana Kristy Turner mostra que é mais simples do que parece. Ela ensina que não só é possível se alimentar bem sem carne, sem ovos e sem laticínios, como também é muito gostoso e prazeroso. Com comentários divertidos e incentivadores, a autora apresenta 125 receitas que agradarão ao paladar de todos, desde quem quer diminuir o consumo de carne ou quem é alérgico a ovos ou lactose até quem segue a tendência mundial de eliminar de vez da dieta os produtos de origem animal. 

Autora: Kristy Turner
Editora: Alaúde 
320 páginas




Finalmente no Brasil o livro de receitas mais desbocado do mundo, perfeito para quem quer cozinhar mais e melhor, mas não consegue ir além do básico. Com mais de 100 receitas sem carne ou produtos de origem animal, o livro mostra como derrubar o reinado do micro-ondas e destruir o império da comida pronta congelada. Além de se deliciar com sanduíches, saladas e molhos turbinados com grãos e verduras, você vai aprender iguarias mais sofisticadas, como massas, tortas e sobremesas, ensopados maravilhosos e petiscos muito originais para acompanhar sua bebida predileta. Escrito em linguagem escrachada, desbocada e divertida, Vegano sem Frescura mostra que todo dia é dia de comer bem. 

Autor: Thug Kitchen
Editora: Alaúde 
240 páginas


E então? Agora é mãos à obra!

E lembre-se sempre:




*Paulo Furstenau é jornalista voluntário da Associação Natureza em Forma

Fotos e desenhos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário