Gata adota cachorro abandonado e o amamenta


Um cachorro com poucas horas de vida, abandonado numa mata perto de Vila Real, em Portugal, sobreviveu graças a uma gata que o acolheu e amamentou.

Neko foi encontrado em estado frágil, há cerca de três meses, e rejeitou a alimentação com mamadeira. Quando o colocaram junto da gata Micas, o milagre aconteceu.

"Tentamos alimentar Neko com uma mamadeira com leite própria para cães, mas ele rejeitou e não se adaptou", explica António Brandão, da Plataforma Proanimal, que recolheu o cachorro. Micas, uma gata de rua que foi recolhida para ter sua ninhada em segurança, recebeu prontamente o novo membro na família.

"Tínhamos uma gata com filhotes conosco, e como o cãozinho era uma cria pequena, tentamos juntá-los e ela o aceitou logo. Nunca distinguiu o Neko das outras crias", acrescenta Brandão. Ele destaca que já testemunhou "bons exemplos entre animais da mesma espécie", mas esse foi o primeiro caso em que uma gata aceitou um cachorrinho.

Três meses depois, Neko se transformou num cão forte e saudável, graças à mãe que o adotou como sua cria. Sua "estrela da sorte" voltou a se manifestar ao ser adotado por uma família que vive na Suíça e estava de férias em Portugal. "Já no ano passado, a mesma família adotou um outro animal que estava com a Plataforma Proanimal", conta Brandão.

O responsável pela Plataforma Proanimal avalia como positivo o crescente fenômeno de adoção entre famílias de emigrantes. "Quando uns abandonam seus animais no verão, vemos outras pessoas adotando, como é o caso de quatro famílias de emigrantes que adotaram animais nesta semana."

Apesar de Neko ser um caso de sucesso na adoção, a gata Micas e seus filhotes ainda aguardam pela adoção responsável. No primeiro semestre deste ano, a Plataforma Proanimal apoiou cerca de 200 animais abandonados ou feridos. No mesmo período, foram cerca de 70 adoções de cães e gatos.

Veja o vídeo de Neko e Micas.




Foto e vídeo: Plataforma Proanimal / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário