Centenas de cavalos estão morrendo em hipódromos


Cavalos são animais extraordinários, com força, agilidade e velocidade incríveis, tanto que inspiraram o termo 'cavalo-vapor'. São também criaturas extremamente sensitivas, formando laços leais com os humanos e outros animais. No entanto, a proximidade com as pessoas pode ter um preocupante lado negativo para os equinos.

Os cavalos que trabalham em fazendas normalmente são levados à eutanásia ou a leilão, juntamente com os cavalos selvagens, quando ficam velhos e não mais conseguem realizar as tarefas usuais. Cavalos de corrida também são comumente levados a leilão quando param de ganhar as corridas. Somente uma pequena parcela desses inocentes animais tem a sorte de ser resgatada das casas de leilões, enquanto a maioria é levada para o México ou Canadá, onde são abatidos para servir de alimento às pessoas de todo o mundo. Contudo existem muitos cavalos que sofrem mortes inesperadas mesmo antes de serem enviados para leilão.

De acordo com uma petição no site Care2, centenas de cavalos de corrida morrem todos os anos nos hipódromos dos Estados Unidos. Somente em Nova Iorque, 50 morreram durante este ano. Um dos incidentes mais recentes envolveu em puro-sangue inglês de três anos, chamado Wanztbwicked, que caiu de extrema exaustão após uma corrida no hipódromo de Saratoga, em Nova Iorque. A eutanásia foi aplicada no local.

O autor da petição explica que a razão para todas essas mortes desnecessárias é o doping desenfreado aplicado nos cavalos para mascarar as dores por lesões e aumentar a velocidade e a performance durante as corridas. A petição se refere a uma nova legislação chamada Horseracing Integrity Act of 2017, que regularia a medicação de cavalos de corrida e proibiria a administração de drogas 24 horas antes das corridas. Com essa lei, espera-se proteger os cavalos de serem forçados além de seus limites, desmaiando e morrendo devido às corridas*.

A corrida de cavalo é repleta de contradições. Claro, os vencedores são vistos como nobreza e são extremamente valiosos, mas, assim que param de ganhar, são descartados como objetos.


Foto: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

*1. O Olhar Animal, que traduziu a notícia do One Green Planet, escreveu ainda a seguinte nota: "Quando publicamos notícias como esta, buscamos que as pessoas se conscientizem sobre como determinadas atividades (algumas insuspeitas para muitas pessoas) causam danos aos animais. É o caso das corridas de cavalos, em que os animais são vistos como muito bem tratados, quando na verdade são submetidos a situações extremas, medicações e alimentação que são coerentes com a visão de que os bichos são meras “máquinas” e não seres sencientes. Alguns danos estão relatados no texto, mas outros, inerentes à montaria, não constam dele. A proposta de regulamentação indicada na matéria apenas atrasa o fim desse tipo de exploração. Não participe de forma alguma dessa atividade danosa aos animais e defenda o FIM das corridas, não sua regulamentação, pois ela não acaba com a exploração nem com o sofrimento dos cavalos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário