Qual a melhor caixa de areia, na opinião dos gatos?


O principal motivo de abandono de gatos nos EUA é a eliminação fora da caixa de areia. Embora não existam dados sobre o assunto no Brasil, o problema também é grave por aqui. E, como sempre, a culpa não é do gato*.

Por esse motivo, uma pesquisa recente buscou desvendar as preferências dos gatos na hora de usar a caixinha. A principal conclusão, como era de se esperar, é que… gatos odeiam areia suja! Ou seja, a melhor caixa de areia na opinião dos gatos é uma caixa de areia limpa, com areia nova (assim como, para os humanos, o melhor vaso sanitário é o que está limpo e com a descarga dada).

A pequisa descobriu que uma caixa suja, seja com fezes, seja com urina - reais ou falsas -, impede que o gato realize sua sequência natural de eliminação e os peludos a evitam sempre que podem. Como eles evitam até as fezes e urina falsas, o problema não se mostrou ser o odor nem quem usou a areia antes, e sim a imagem da caixa suja – o que sugere que não adianta pensar que areia que absorve odor resolve o problema, o que resolve mesmo é limpar a caixa todos os dias!

O estudo ressaltou também a importância da regra de que o número de caixas de areia na casa deve ser igual ao número de gatos + 1. Ou seja, quem tem dois gatos deve ter três caixas de areia, quem tem três gatos deve ter quatro caixas etc. Isso ajuda a prevenir que o gato encontre só areias sujas quando for ao banheiro e decida usar, no lugar dela, seu jardim ou tapete.

Em relação à areia, a pesquisa levantou dados bibliográficos de que gatos preferem areias finas e aglutinantes a opções grossas e pedrinhas de sílica. E sobre a caixa em si, aquilo que não é novidade: quanto maior, melhor. Ou seja, os gatos preferem caixas onde possam se virar, cavar a areia com facilidade e fazer todo seu ritual de eliminação – sem encontrar poças e pelotinhos antigos ou de outros gatos.


Foto: J. Sibiga Photography


*NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

A culpa do abandono NUNCA é do animal, é sempre do humano. Grande parte dos abandonos acontece por motivos fúteis como uma viagem, apenas para dar o exemplo mais absurdo. Quando ocorrem por problemas comportamentais do bicho, ainda assim o culpado será sempre o tutor, que não soube educá-lo, não procurou se informar sobre os hábitos do animal (antes de adotar e durante o período do comportamento indesejado), não teve paciência e, principalmente, amor, que é o que todos aqueles que adotam um animal deveriam sentir por ele - se houvesse isso, já seria o suficiente para não desistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário