Oito motivos para adotar um cachorro vira-lata

Protagonista do desenho animado A Dama e o Vagabundo, de 1955 (Imagem: Reprodução)



Chega de preconceito! Acha melhor comprar um cachorro com pedigree do que adotar um vira-lata? Aqui vai uma lista com oito motivos para você mudar de ideia:

1. Você não vai gastar nada para adotá-lo

Se o seu sonho é ter um lulu-da-pomerânia ou um buldogue francês, prepare-se para colocar a mão no bolso. Algumas raças têm preços com mais de três zeros no final. No caso do vira-lata, você não vai precisar abrir a carteira ou pagará somente as razoáveis taxas de adoção das ONGs, que ficam na média dos 50 reais. Em tempo: é claro que precisará arcar com os custos normais de ter um animal em casa depois da adoção.

2. Você não incentivará o comércio de animais*

O mundo das vendas de animais é bastante cruel. Há relatos de criadores cujos ambientes ficam em péssimas condições. Os cruzamentos constantes para chegar a uma raça mais pura resultam em exemplares rejeitados por não atingirem os padrões. E não é triste tratar os bichos como mercadoria? Mostra-se comum, por exemplo, comprar o peludo em uma pet shop e, por algum problema, devolvê-lo ou trocá-lo como se fosse uma roupa em uma loja.

3. Você abrirá uma vaga para outro cão precisando de ajuda

As ONGs costumam estar lotadas, transbordando de cães. Quando você adota um animal em algum dessas instituições, está abrindo uma vaga para outro animal que precisa de resgate, ou seja, muitas vezes salvando um bicho.

4. Você será responsável por uma mudança na vida desse peludo

Uma nova família tem o poder, por exemplo, de tornar um cão agressivo que vivia nas ruas em um doce de coco carinhoso. Com amor, a vida do totó será transformada para melhor. Garantimos também que a sensação de ter ajudado alguém não tem preço.

Cleo Pires: campanha da OSCIP AMPARA Animal a favor da adoção dos vira-latas
(Fotos: AMPARA Animal / Divulgação)


5. Você pode adotar um adulto

Filhotes costumam dar muito trabalho e demandar mais atenção. Se você preferir ter em casa um tipo mais estável, opte por um adulto. As ONGs e abrigos estão cheios de cachorros mais velhos, algo difícil de acontecer nos criadores.

6. Eles são mais resistentes

Diferentemente do que muita gente pensa, isso não ocorre por causa da genética. De acordo com o veterinário Mário Marcondes, os vira-latas de rua já passaram por uma seleção natural. Só os mais fortes tendem a sobreviver nessas condições e são eles que acabam chegando aos nossos lares.

7. Eles estão sendo desmitificados**

Nos últimos tempos, surgiram diversas campanhas a favor da adoção de vira-latas. Muitos famosos já entraram na onda, algo que ajuda a mudar a imagem desses peludos na mídia. Agora, filmes, propagandas e editorias de moda também estrelam cães sem raça definida.

8. Eles são várias raças em um só

Para que ficar escolhendo uma só raça quando você pode ter uma mistura de "pedigrees"? Dificilmente você achará um animal igual ao seu. Os vira-latas são únicos!

Fonte: Veja SP



NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

*1. Leia aqui matérias sobre a realidade do comércio de cães e gatos de raça.

**2. Mudamos o título do sétimo tópico, que na matéria original é "Eles estão na moda". Sim, realmente e felizmente cada vez mais pessoas optam por adotar cães SRD (sem raça definida) em vez de comprar cães de raça e provenientes de exploração animal. Mas não, isso não é por modismo, e sim por uma crescente conscientização da sociedade sobre a importância de olhar e cuidar desses animais que precisam de toda nossa ajuda e amor. Modismo é passageiro. Conscientização é mudança de pensamento, que vem para ficar. Penso, logo adoto. Adote um SRD!

3. E abaixo trazemos mais oito motivos para você adotar um vira-lata. Todos eles estão em nosso Centro de Adoção à espera de uma família que cuide deles com o amor e respeito que merecem. Confira aqui nosso endereço e telefones. [Esta postagem foi publicada em 31 de julho de 2017. Caso você esteja lendo estas linhas em uma data futura, esperamos que então todos esses lindos não estejam mais com a gente, e sim em seus novos lares. Mas nós estaremos com uma nova turma esperando por você!]

Zen é quem espera mais tempo por um lar, há mais de um ano. Foi adotado com a gente
há oito anos e devolvido. Conheça sua história aqui (Foto: Natureza em Forma / Divulgação)

Babush e Maguila (Foto: Natureza em Forma / Divulgação)

Pipoca (Foto: Natureza em Forma / Divulgação)

Ralf (Foto: Natureza em Forma / Divulgação)

Jujuba (Foto: Natureza em Forma / Divulgação)

Tati e Nilix (Foto: Natureza em Forma / Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário