Como um tutor fumante pode proteger o animal do cigarro?


Fumantes já estão acostumados a evitar acender um cigarro perto de bebês e crianças, mas poucas pessoas pensam que o mesmo deve ser feito com os animais. Há estudos que comprovam que a fumaça inalada por quem está perto de alguém fumando um cigarro pode causar tantos danos à saúde quanto se a própria pessoa estivesse fumando, e o mesmo se aplica aos animais.

Na verdade, existem pesquisas que mostram que os animais de estimação podem ser mais afetados do que as crianças com a fumaça do cigarro, devido à altura menor dos bichos, que os torna mais passivos de serem afetados pelos produtos químicos do tabaco que aderem aos tapetes e outras superfícies, por isso é necessário que os tutores tomem cuidado redobrado quando resolverem fumar perto de seus companheiros peludos.

As consequências da inalação de fumaça de cigarro para os animais de estimação 

Os tutores de animais de estimação estão constantemente preocupados com a higiene, bem-estar e alimentação de seus companheiros, mas é difícil imaginarmos os malefícios que o hábito de fumar pode trazer aos bichos. Pesquisas indicam que o cigarro pode lhes trazer malefícios como bronquite alérgica, pneumonia, conjuntivite crônica, aumento de peso, fadiga, alergias, rinite, coceiras e lesões na pele e na córnea, espirros e tosses.

Existem estudos que chegam a mostrar que os animais podem até desenvolver câncer quando são expostos ao cigarro, da mesma forma que ocorre com os seres humanos, o que pode levá-los à morte por um vício de seus tutores. Os tipos de câncer mais comuns de animais desenvolverem são de boca, nariz e pulmão.

"Mas eu fumo perto do meu animal de estimação e ele está bem!"

Infelizmente, não é só pelo fato de o animal ainda não ter manifestado nenhuma das doenças citadas acima ou um comportamento estranho devido à exposição ao cigarro que ele está imune aos malefícios do fumo. Os danos podem ser silenciosos, o que é extremamente perigoso.

Mesmo que o tutor não tenha o hábito de consumir cigarros dentro de casa, é muito importante que o animal não o siga para fora na hora em que ele resolver fumar, pois o problema continuará a ser o mesmo.

Se você for fumante e tiver percebido algum problema de saúde em seu animal de estimação, como espirros e tosse, não pense duas vezes antes de levá-lo para uma consulta com o veterinário, que poderá fazer exames e recomendar os tratamentos necessários para que a saúde do animal não seja comprometida em função do cigarro.

O melhor jeito de proteger os animais e todos que vivem com você dos malefícios do cigarro é parando de fumar, mas para minimizar os riscos enquanto você ainda for um fumante, é melhor que você fume apenas ao ar livre, pois assim evita que a maior parte das partículas do fumo polua sua casa. Também é recomendável usar um purificador de ar de alta qualidade dentro de casa, pois ele ajudará a eliminar o excesso de toxinas que o cigarro libera no ar.

É importante também se lembrar de lavar as mãos depois de fumar, antes de tocar no animal. O ideal é lavar até os cabelos depois de fumar, para não expor os animais a nenhum risco. Mantenha os cinzeiros sempre limpos e em sacos fechados, para que o animal não consiga chegar perto deles de jeito nenhum. 

Essas dicas ajudam a preservar a saúde do animal de estimação, que pode estar sendo silenciosamente prejudicado pelo hábito de fumar de seu tutor, que não imagina que está fazendo mal ao seu amigo por fumar perto dele diariamente.

É importante também se lembrar de sempre levar o animal de estimação para visitas regulares ao veterinário, para que ele possa ser examinado e avaliado, de forma que qualquer problema de saúde seja tratado rapidamente.

Fonte: Canal do Pet

Foto: Reprodução


Nenhum comentário:

Postar um comentário