Como o Farm Sanctuary ajudou o movimento vegano a crescer nos EUA


Muito antes de os restaurantes veganos criarem raízes nas principais cidades dos EUA, Gene Baur vendia cachorro-quente vegano em concertos da banda Grateful Dead para conseguir dinheiro para o primeiro santuário de animais de fazenda do país.

Fundado em 1986, o Farm Sanctuary agora abriga mais de 800 vacas, porcos, bodes, ovelhas e galinhas em suas terras de 175 acres em Watkins Glen, Nova Iorque. Ao invés de serem criados para matadouros, esses animais recebem cuidados tipicamente destinados para animais de companhia.

“No Farm Sanctuary, animais são amigos, não comida. Eles conseguem viver suas vidas, eles aproveitam suas vidas”, diz Baur.

Além de fornecer comida e abrigo aos animais no Farm Sanctuary, Baur defendeu mudanças legislativas para sistemas de confinamento de animais de fazenda na Califórnia e escreveu vários livros sobre os direitos dos animais, incluindo Living the Farm Sanctuary Life ("Vivendo a vida do Farm Sanctuary").

“Eles não são nada diferentes dos gatos e cães quando você conhece esses animais”, afirma Baur.

A organização ajuda animais que foram atingidos por desastres naturais ou escaparam de matadouros. Uma ovelha descartada chamada Hilda foi o primeiro animal a ser criado no Farm Sanctuary, e milhares de outros desde então seguiram seus passos.

“Quando há animais que estão lutando por suas vidas, frequentemente a comunidade do Farm Sanctuary se junta e quer que eles vão a um lugar seguro”, explica o fundador do santuário.

Entre os apoiadores famosos do Farm Sanctuary, estão o comediante Jon Stewart e sua esposa Tracy, que planejam abrir seu próprio santuário animal de 45 acres e um centro de educação de fazenda em Nova Jersey.

Além de mudar as práticas das fazendas, o Farm Sanctuary encoraja a indústria alimentícia a se mover para mais opções baseadas em vegetais, desde as “carnes sem carne” a uma variedade de laticínios de origem vegetal. “Você vai a um mercado conhecido e encontra leite de soja, de amêndoas, de cânhamo, de coco e de castanha de caju”, comenta Baur.

O fundador e presidente do Farm Sanctuary diz que está orgulhoso do progresso do movimento vegano nas últimas três décadas, desde o cachorro-quente “hippie” nos anos 1980 até o número crescente de restaurantes veganos brotando por todo o país nos últimos anos.

Fonte: Olhar Animal (via ABC News)


Nenhum comentário:

Postar um comentário