7 razões para a couve ser o novo bife [e um motivo extra para amar esse vegetal]


1. Ação anti-inflamatória

Inflamação é a causa número um de artrite, doenças cardíacas e diversas doenças autoimunes, sendo causada pelo consumo de produtos animais. A couve é um alimento incrivelmente anti-inflamatório, com grande potencial de prevenção e mesmo reversão dessas doenças.

2. Ferro

Apesar do mito de que vegetarianos sejam anêmicos, vem aumentando o número de não vegetarianos com deficiência de ferro. Por caloria, a couve tem mais ferro que bife. 

3. Cálcio

Laticínios e bife contêm cálcio, mas a couve tem mais cálcio por caloria do que o leite, além de ser melhor absorvida pelo corpo do que os laticínios. 

4. Fibra

Assim como a proteína, a fibra é um macronutriente, o que significa que precisamos dela diariamente. Sua deficiência é associada a doenças cardíacas, desordens digestivas e câncer. Alimentos ricos em proteína, como carne, contêm pouca ou nenhuma fibra. Uma porção de couve contém não apenas 5% da recomendação diária de fibra, como também provê dois gramas de proteína. 

5. Ácidos graxos ômega

Gorduras ômega essenciais desempenham um importante papel em nossa saúde, ao contrário da gordura saturada das carnes. Uma porção de couve contém 121 mg de ômega 3 e 92,4 mg de ômega 6.

6. Imunidade

Superbactérias são um sério risco para nossa saúde. Muitas vêm da carne de abate, ovos e laticínios. A couve é uma rica fonte de antioxidantes carotenoides e flavonoides, incluindo vitaminas A e C, que fortalecem a imunidade. 

7. Sustentabilidade

A couve atinge a maturidade em 55 a 60 dias, enquanto um bovino criado para abate tem de 18 a 24 meses. A couve pode crescer em diversos climas e é relativamente fácil de cultivar em casa ou fazenda. Para cada quilo de bife, são necessários 15 quilos de grãos, 11 vezes mais combustível fóssil e mais de 10 mil litros de água.


Referências







Foto: Reprodução


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Reproduzimos abaixo outra matéria, publicada pelo Hypeness, que mostra mais uma valiosa qualidade da couve!


Brasileiro de 18 anos cria chocolate 
vegano e saudável feito com couve


Difícil encontrar quem não goste de chocolate. Mesmo quem está controlando a dieta, seja por questões de saúde, seja por estética, muitas vezes não resiste a essa delícia. Para nossa sorte, um brasileiro de 18 anos inventou um creme de chocolate que não contém glúten, lactose e ainda leva frutas e vegetais.

A criação partiu de Gustavo Henrique Rocha, que teve a ideia quando tinha apenas 15 anos. Na época, ele fazia colegial técnico em química e pensava em uma alternativa para que as crianças tivessem interesse em consumir mais frutas e verduras. Como percebia que elas eram apaixonadas por chocolate, decidiu criar uma receita do doce que levasse ingredientes saudáveis.

A fórmula do creme de chocolate foi desenvolvida com a ajuda da professora do curso que ele frequentava e ficou pronta no início de 2015. Hoje, o produto já é vendido em escala comercial através da empresa Nutricandies. As versões variam e já foram criadas opções com abacaxi, banana, laranja e até couve! São esses ingredientes os responsáveis pelo sabor doce da fórmula, que não leva açúcar.

Como não é feito com nenhum componente de origem animal e não contém glúten, o produto também pode ser consumido por veganos e pessoas com intolerância à lactose ou ao glúten. Atualmente, os potes estão sendo vendidos com valores a partir de R$ 6, mas o empreendedor espera realizar parcerias com grandes empresas para que a venda seja feita em quantidades maiores e, consequentemente, haja uma diminuição no preço.

Todos podem ser adquiridos on-line através da loja da empresa.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário