Meu gato ataca de repente e morde; o que fazer?


"Às vezes, estou sentado no sofá e de repente meu gato começa a olhar para mim e me ataca, ou morde nos tornozelos enquanto desço as escadas ou saio de um recinto. Essa situação não acontece sempre, no entanto, é como se ele estivesse à procura de atenção. Quando eu digo não, ele morde ou ataca mais forte e foge. Quando tento acariciá-lo, ele também me morde. O que devo fazer?"

Se você passar muito tempo fora de casa e é tutor de apenas um gato, existe a possibilidade de o felino ter a tendência de morder com frequência. Tal comportamento, do ponto de vista de um gato, não significa agressão, mas sim vontade de brincar. Os gatos criados sozinhos ou que são desmamados muito cedo podem ter uma forma de brincar mais brusca. O gato, precisando liberar sua energia reprimida, sente uma necessidade de atacar. Muitas vezes, essas bolinhas de pelo gostam de perseguir pessoas ou atacar e depois fugir.

Algumas dicas:

1. Realize sessões de brincadeira

Comece a brincar de modo a estimular o gato mentalmente e fazê-lo se sentir bem e relaxado depois. O segredo está em criar divertimentos para ele de forma que possa brincar e se libertar do fato de passar muito tempo sozinho em casa. Brinque com ele e, no final, recompense-o com algo que ele goste. Coloque guloseimas debaixo ou ao lado do brinquedo e, em seguida, retire o brinquedo. Isso dará ao gato um sentido de realização. Os gatos tendem a caçar, comer e dormir. Dar ao gato alguns deleites ou alimentos após uma sessão de brincadeira indicará o fim do jogo.

2. Comunique-se com o gato através do olhar

Evite o contato com os olhos quando o gato estiver no intuito de atacar. Não olhe diretamente para ele se estiver a brincar com você, pois poderá provocar um ataque. Olhe casualmente para longe, dessa forma o gato ficará mais calmo e muitos ataques podem ser evitados. Você também pode piscar lentamente os olhos para ele, especialmente se o bichano estiver nervoso. Sabendo se expressar com ele através do olhar, você estará lhe dizendo que você não é uma ameaça para ele.

3. Não utilize as mãos como brinquedo

Não brinque com as mãos. Use brinquedos de pegar, penas ou pequenos brinquedos recheados quando brincar com o gato. Ao balançar as mãos sobre o gato, você estará incentivando-o a atacar as mãos, e será difícil para ele entender como brincar adequadamente com você.

4. Crie um bom ambiente

Enriqueça o ambiente da melhor forma possível para que o gato obtenha mais estímulos durante o dia. Ao adicionar poleiros de janela, arranhadores e outros territórios verticais (lugares para o gato subir), fontes de gato e áreas macias de dormir, o ambiente do gato será mais agradável e interessante. Isso o tornará mais calmo.

5. Evite punições

Repreender, gritar, esguichar com água ou soprar no gato irá deixá-lo com medo de você e estressado.


Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário