Fazendeiro desiste da pecuária por não querer mais sofrimento e doa animais para santuário


Um caso curioso aconteceu recentemente em Ashbourne, que fica no condado de Derbyshire, na Inglaterra. Um pecuarista desistiu de criar animais para abate e produção de leite após se tornar vegetariano.

Jay Wilde, esse homem da foto, tem 59 anos e vem de uma família de pecuaristas. Ele cresceu na fazenda de seu pai explorando bois e vacas para carne e leite. Há 25 anos, porém, Wilde começou a se envolver com o vegetarianismo e parou de comer carne. Mesmo assim, continuou trabalhando na fazenda.

Em 2011, com a morte de seu pai, Wilde se tornou responsável pelo negócio da família e resolveu mudar o foco da propriedade para a produção de carne orgânica, com foco no bem-estar dos animais. Apesar da pequena mudança, ainda era óbvio o contrassenso.

Recentemente, Wilde decidiu que não queria mais conviver com a dor de criar os animais para depois mandá-los para o matadouro. Mesmo as vacas criadas para a produção de leite, como se sabe, são enviadas para o matadouro após alguns anos de exploração. E mesmo animais criados de forma orgânica e respeitando normas de bem-estar são mortos no fim*.

Em uma atitude corajosa e nada comercial, Wilde decidiu enviar a maior parte do rebanho para um santuário. Apenas algumas vacas ficaram na fazenda como animais de estimação, aquelas com quem ele tem mais proximidade. Todos os outros 63 animais foram enviados para o Hillside Animal Sanctuary, onde viverão em paz até o fim natural de suas vidas.

Algumas vacas estão esperando bebês, como é comum e necessário na indústria do leite. Mas essas mães poderão ter seus filhos em um santuário e nunca serão separadas deles.

Um dos motivos que levaram Wilde a tomar essa decisão drástica e bonita foi presenciar durante anos o sofrimento das vacas ao serem separadas de suas crias. Mães e bebês choram durante dias, gritando uns pelos outros, e isso acontece em fazendas de todo o mundo, inclusive do Brasil.

O caso de Jay Wilde lembra o do apresentador Ratinho, do SBT. Embora não tenha se tornado vegetariano, Ratinho desistiu da pecuária justamente por presenciar o sofrimento das vacas separadas de seus bebês em suas fazendas de produção de leite.

Muito mais tocado pela questão animal, o fazendeiro inglês se prepara agora para abrir uma loja de suplementos e equipamentos para jardinagem. E já deixou claro que tudo por lá será vegano - nada de esterco ou fertilizantes de origem animal à venda.

Fonte: Vista-se

Foto: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

*1. "Bem-estar animal", assim como "abate humanitário", é uma falácia usada pela indústria da carne. Leia aqui sobre um exemplo disso, dos ovos vindos de galinhas criadas "livres de gaiola".

Nenhum comentário:

Postar um comentário