Dicas contra o mau cheiro da areia do gato


O odor da urina e das fezes do gato é penetrante. Por isso, a limpeza diária da caixa de areia com uma pá recolhedora de restos é fundamental para eliminar os resíduos mais pestilentes.

Com essa simples manobra, conseguimos manter em condições o resto da areia, e apenas devemos acrescentar um pouco todos os dias para compensar a quantidade retirada da caixa.

Essa é uma forma simples para manter a areia do gato em boas condições, mas não a única. Este artigo mostra diversas dicas contra o mau cheiro da areia do gato.

Bicarbonato de sódio


O bicarbonato de sódio absorve os maus odores e é desinfetante. No entanto, em grandes quantidades é tóxico para o gato. Assim, será necessário usá-lo com cautela e da seguinte maneira:

1. Distribua uma camada muito fina de bicarbonato de sódio pelo fundo da caixa limpa;

2. Cubra a camada fina de bicarbonato com seis ou sete centímetros de areia para gatos.

Dessa forma, a areia atuará com maior eficácia. Os resíduos sólidos deverão ser retirados diariamente com a pá. O bicarbonato de sódio pode ser comprado em supermercados e farmácias.

Limpeza semanal e mensal


Além da limpeza diária, uma vez por semana esvazie a caixa de areia e lave-a com água sanitária ou outro desinfetante sem nenhuma fragrância. Limpe muito bem o recipiente. Volte a repetir a sequência do bicarbonato de sódio e acrescente toda a quantidade de areia nova. As areias perfumadas em muitas ocasiões não são do agrado dos gatos e eles acabam por fazer suas necessidades fora da caixinha.

A limpeza mensal da caixa de areia pode ser feita na banheira. A temperatura da água e o detergente devem conseguir esterilizar a caixa de areia.

Areias aglomerantes


Existem alguns tipos de areias aglomerantes que formam bolas ao entrarem em contato com a urina. A remoção diária das fezes com esse tipo de areia também acaba por eliminar as bolas com urina, deixando muito limpa o resto da areia.

É um produto um pouco mais caro, mas bastante eficiente se forem eliminados os resíduos aglomerados de forma cotidiana. Pode ser usado junto com o truque do bicarbonato de sódio.

Caixa de areia autolavável


O CatGenie 120 é um aparelho elétrico que dispensa a mudança da areia, já que a lava e seca. As fezes são desfeitas e evacuadas pelo ralo, assim como a água suja.

Periodicamente deve-se repor a areia que se perde. A empresa que vende essa caixa de areia também vende todos os seus complementos. É um produto caro, mas interessante para quem puder se permitir a esse luxo, por sua higiene e comodidade.

Caixa de areia autolimpante


Bem mais econômica e bastante eficiente é uma caixa de areia autolimpante, que permite uma limpeza muito boa de todos os resíduos, uma vez que utiliza areia aglomerante. Possui um engenhoso sistema que, através de uma simples alavanca, atira os resíduos sólidos para o fundo, e estes caem no interior de uma bolsa de plástico biodegradável.

Essa caixa de areia se chama Catit Design SmartSift, e é ideal para quem tem mais de um gato em casa. Existem outras caixas de areia autolimpantes mais econômicas, mas não tão completas como esse modelo.


Fotos: Reprodução


Um comentário:

  1. Ótimas dicas, pois a caixa de areia dos gatos fica com um cheiro insuportável se não for bem limpa!

    ResponderExcluir