Mas e as proteínas? Vão bem, obrigado!



As proteínas são, sim, muito importantes para a sobrevivência do ser humano. É muito comum que uma pessoa, ao se revelar vegetariana, escute sempre a indagação: “Mas e as proteínas?”. Isso advém do grande mito de se pensar que apenas alimentos de origem animal, carnes em especial, sejam ricos em proteínas. Isso é um grande engano!

Ainda hoje, existem pessoas que desconhecem a existência de proteínas de origem vegetal e ficam até surpresas quando descobrem. Outras acham que a proteína de origem vegetal é “mais fraca” do que a de origem animal, o que é um grande equívoco.

Outro fator desconhecido e que se deve levar em conta é a ingestão em excesso de proteínas, que é facilmente atingida com uma alimentação rica em alimentos de origem animal.

As pessoas ficam tão preocupadas em “faltar proteína” que não param para pensar que muitas vezes estão a consumindo em excesso, o que é muito prejudicial.

Alguns artigos, reportagens, pesquisas e livros vêm mostrando que o excesso de proteína é altamente relacionado a sérios problemas de saúde. Leia a seguir trechos do livro Saúde Nua e Crua, de Marcia Lobo Vidoto, doutoranda em nutrição.

“O consumo de proteína animal não é um assunto qualquer. Indivíduos têm sofrido uma ‘overdose de proteína’ diariamente. O excesso de proteína na alimentação está associado a uma série de doenças e condições médicas, incluindo câncer, doença cardíaca, osteoporose e fraturas, obesidade, formação de cálculos, distúrbios digestivos, baixa imunidade, colesterol elevado, envelhecimento precoce, artrite, disfunção autoimune e todas as outras condições autoimunes, além de muitas outras condições degenerativas e patogênicas.

O excesso de proteína que se ingere não é armazenado como proteína, e sim convertido em gordura ou eliminado pelo fígado e rins. A sobrecarga acabará prejudicando o funcionamento desses órgãos, principalmente no caso dos rins, cuja função se deteriorará, acrescentam os doutores Pulde e Lederman.

A proteína que é abundante no reino vegetal é o tipo certo que você necessita. O crescimento que ela promove é diferente do estimulado pela proteína animal – é mais lento, contínuo e muito mais saudável.”

É fato que os vegetais são ricas fontes de proteínas e atendem perfeitamente à necessidade diária de aminoácidos e proteínas, além de serem ricos em outros nutrientes importantes para a saúde e servirem também para a prevenção de doenças.

As proteínas são formadas por combinações de aminoácidos; alguns deles não são produzidos pelo nosso corpo e são obtidos através da alimentação, enquanto outros são sintetizados pelo nosso corpo.

Arroz integral, feijões, ervilha, grão-de-bico, lentilha, aveia, pão de centeio, pão integral, tofu, castanhas, nozes, soja, quinoa e gergelim são exemplos de alimentos fontes de proteínas ou que permitem complementar o perfil de aminoácidos essenciais para a formação de proteínas, como a maravilhosa combinação cultural arroz com feijão!

Portanto a proteína é um macronutriente de muita importância, mas deve ser consumida na quantidade certa e está presente, sim, na alimentação vegetariana adequada.

Por isso, quando o assunto for vegetarianismo e a pergunta “Mas e as proteínas?” surgir, a resposta sempre será: “Vão muito bem, obrigado!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário