Gatos e o mistério da ração na beirada do prato (que tal mudar o prato?)


O mistério

Não importa quanta ração você coloque no prato, o gato sempre come o meio e deixa um restinho nas beiradas. E depois fica miando para você repor a comida como se o prato estivesse vazio. Também pode acontecer de ele jogar a ração para fora do prato antes de comer. Parece frescura, que ele está de manha ou sem fome, mas, como sempre, ele tem um bom motivo para fazer tudo isso. 

A explicação 

Existem dois motivos pelos quais os gatos não comem a ração na beirada do prato. O primeiro é basicamente uma questão de geometria: gatos têm focinhos que dificultam que eles alcancem a beirada do comedouro tradicional. Quando tentam pegar a ração dos cantos, eles batem o focinho sensível na borda e precisam girar a cabeça e puxar os grãos com a língua*. Imagine-se no lugar deles e você vai entender o quanto isso é, no mínimo, extremamente desconfortável. 

O segundo motivo é a ultrassensibilidade dos bigodes. Os bigodes dos gatos são tão sensíveis que detectam movimentos a distância só pela vibração do ar. E esses bigodes não só ficam raspando na beirada do prato na hora de comer, como precisam ser esmagados contra ela caso o gato queira pegar a ração dos cantinhos. Portanto, como já comeram todo o meio e mataram um pouco da fome, eles preferem esperar que você reponha a comida.

Por que os pratinhos são desse formato, então? Por uma questão de comodidade humana, da mesma forma como caixas de areia (e areias) são fabricadas pensando no apelo a nós e não aos peludos. O comedouro tradicional tem um formato que evita que a ração caia para fora (a não ser que o gato a puxe) e ficou convencionado que seja assim. Felizmente, cada vez mais surgem no mercado alternativas pensadas para os gatos. 

A solução... 

…é justamente o óbvio: trocar o pratinho. As melhores opções, e mais baratas, não estão nas pets shops ainda, e sim em lojas de utensílios para cozinha. O pratinho preferido dos gatos você provavelmente já até tem em casa: um pires. O pires de chá tem as beiradas baixas o suficiente para não incomodar os bigodes nem acumular ração, mas também evita que ela caia para fora com facilidade. Outras opções interessantes são cumbucas arredondadas**, já que fazem com que os grãos escorreguem sempre para o meio, e pratinhos para shoyu ou para patê, que também têm bordas mais baixas.



Você pode testar várias opções e tamanhos para ver o que seu gato prefere - quando ele comer a quantidade ideal sem jogar grãos para fora com a pata, você descobriu o pratinho perfeito. Mas atenção: 

Nunca dê pratinhos de plástico para seu gato

Plástico é o material mais barato que existe para fazer comedouros e bebedouros, por isso as pet shops estão lotadas de pratinhos de plástico. Por consequência, a casa das pessoas também. Mas dessa vez existe um bom motivo para investir um pouco a mais: a saúde do seu peludo!

O primeiro problema do plástico é ele ser um material poroso que risca com facilidade, e essas irregularidades com o tempo ficam cheias de germes e bactérias. Essa é a razão para pratinhos de plástico serem tão perigosos para a acne felina, aqueles pontinhos pretos no queixo do gato.

E não é porque o gato nunca teve acne felina que ele não está exposto às bactérias, ele só não está tendo uma reação tão visível a elas. O que pode estar acontecendo lentamente dentro do corpinho dele é outra história. E gatos são espertos, e podem decidir que não querem mais comer, ou comer menos, simplesmente porque o prato cheira mal tanto pelas bactérias quanto pelas irregularidades – até a ração seca tem óleos que se acumulam ali (e lavar nunca tira 100%).

O segundo problema do plástico é sua composição e os químicos que são liberados aos poucos no organismo do seu bichano. Muitos plásticos têm ftalatos, que servem para dar maleabilidade ao material – que fazem muito mal para a saúde (tanto nossa quanto dos gatos).

Outro perigo é o BPA, que causa, entre muitas outras coisas, câncer e problemas neurológicos. Felizmente, ele é proibido no Brasil, mas a grande maioria dos comedouros vendidos por aí são feitos na China. E, bom, não vale o risco, não é?

O que usar, então?

É quase que… “tudo menos plástico”. Inox e cerâmica (sem pintura) são seguros e fáceis de achar em pet shops e lojas de produtos para o lar. Vidro também é uma boa alternativa, além de dar um toque bonito na decoração.

Independentemente do material, o prato precisa ser lavado com frequência. Se o peludo come ração úmida, a higienização precisa ser diária. 

Fonte: Gatinho Branco 

Foto: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

* 1. Além disso, a língua dos gatos não é tão comprida quanto a dos cachorros, que conseguem puxar a comida dos cantos com umas lambidas!

** 2. Para nós, a melhor opção são as cumbucas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário