Cachorro e xixi: como ensiná-lo a fazer no lugar certo e como limpar


Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Uma das grandes preocupações dos tutores de cachorros filhotes é ensinar o animal a fazer xixi no lugar certo e não sujar toda a casa.

Quando você recebe um cãozinho filhote em casa, ganha também muitas coisas para resolver, e uma das maiores preocupações, além da saúde, é a educação do animal. Dentro dessa educação, talvez o ponto mais fundamental seja ensinar o filhote a fazer xixi no lugar certo, tarefa vista como muito complicada pela maioria. Mas o que essas pessoas não sabem é que existem inúmeros motivos para o cão fazer suas necessidades num lugar apropriado - um deles é sentir satisfação na hora de seguir as regras. 

A capacidade de adestramento dos cães se baseia em associações, ou seja, se dá através de tentativas diversas, acertos e erros. Quando essa associação causa um resultado positivo, o cãozinho grava uma satisfação em sua memória, e a repete até que isso se torne costumeiro. É dessa forma que o animal irá aprender de maneira fácil e tranquila a fazer xixi no lugar certo. 

Essa satisfação do animal ocorre através de um método conhecido como adestramento inteligente, que consiste basicamente, por exemplo, em retribuir todo o carinho e alegria que um cachorro demonstra na hora que o tutor chega em casa depois de um dia inteiro de trabalho. A retribuição ocorre por meio de recompensas: presentear o cão após um acerto fará com que ele entenda isso como algo que faz o tutor feliz, causando prazer nele mesmo.

O segredo por trás do cão fazer xixi no lugar certo é eliminar completamente as atitudes que induzem ao erro e fazer com que ele sempre acerte o lugar. O uso de jornais nos locais onde ele demarcou seu território faz com que ele marque aquele como o espaço certo. Caso ele faça as necessidades fisiológicas no lugar errado, não adianta absolutamente nada brigar - ao fazer isso, todo o trabalho anterior pode ser perdido. 

Vale sempre lembrar que um dos princípios do adestramento é o carinho e a dedicação. Se esses princípios forem sempre respeitados, a educação do animal será mais eficaz e rápida, e ele poderá aprender a fazer xixi no lugar certo em questão de dias. 

Fonte: Canal do Pet

Foto: Reprodução



Como limpar o xixi do cachorro

Se você é tutor de cachorro, é melhor se acostumar com o fato de que terá de limpar o xixi do seu amigo e achar soluções que tornem mais simples esse processo inevitável.

Nesta matéria, ensinaremos você não só a como limpar a urina do seu cão da maneira certa, como também daremos dicas de produtos que são uma verdadeira mão na roda e ajudam imensamente no cotidiano.

Vamos combinar que limpar xixi não é a tarefa mais agradável do mundo, mas também não precisa ser um martírio.

Limpando o xixi do seu cachorro

> Idealmente, o primeiro passo é o uso de luvas para proteger a pele da urina e dos produtos químicos;

> Coloque papel-toalha ou uma estopa para absorver o xixi, começando das extremidades da poça até a parte central. Retire o papel-toalha;

> Despeje água na área para diluir o resto de urina do chão;

> Despeje um produto de limpeza que seja antibacteriano e aromatizador, para que de fato limpe a área, mantendo-a livre de bactérias, assim como deixando o ambiente com um odor agradável. Escolha os produtos especificamente desenvolvidos para remover a urina de animais e que sejam utilizados em clínicas veterinárias. Nesse estágio, em adição ao produto de limpeza pet, você pode adicionar desinfetantes aromatizantes de odores agradáveis, como eucalipto e hortelã;

> Alguns rótulos de produtos de limpeza recomendam que a solução fique um tempo em contato com a área para quebrar as proteínas na urina e odores, removendo-os completamente;

> Para finalizar, remova o produto de limpeza e a água do local.

(No caso de carpetes, coloque produto e água suficiente para atravessar até o outro lado da mancha. Seque o conteúdo pressionando com uma toalha - nunca esfregue. Ao fim, quando o carpete já estiver seco, passe o aspirador para que a textura seja restabelecida.)

Produtos maravilhosos que podem auxiliar na limpeza da urina do cachorro

1. Pipi Dolly's


Com o melhor sanitário canino do mercado, a empresa Pipi Dolly’s se destaca de seus concorrentes por possuir parceria com a Microban, se tornando o único produto com proteção antibacteriana nas grades. Com tapete higiênico sobre as grades, é fácil de limpar, podendo ser lavado somente uma vez por semana. Ele deixa as patas do seu cachorro sequinhas e pode ser usado por cães de todos os tamanhos, bastando acoplar mais jogos.

2. Super-rodo absorvente


Na absorção da urina, o super-rodo absorvente é fácil de usar, prático de guardar, leve e resistente. Umas vez que a esponja estiver gasta, é possível fazer a troca apenas da esponja.

3. Seca-xixi


O seca-xixi é um pó que transforma a substância em gel seco, e, em questão de apenas alguns segundos, o conteúdo pode ser varrido, evitando que o chão fique impregnado. Não tem ação bactericida e é aromatizador.

Dicas adicionais

> Caso a área não seja limpa corretamente, é muito provável que o cachorro retorne e urine novamente quando sentir o odor de xixi e as marcações;

> O melhor indicador para saber se o odor ainda está lá é prestar atenção se o cão está cheirando com mais interesse a área.


Fotos: Dreamstime, Pipi Dolly's/Divulgação, Reprodução, Fabio Sakita



Tapete higiênico para cães – veja por que seu amigo vai gostar

Para os filhotes, pode ser que o jornal funcione melhor. Tem aquele cheiro forte, é mais barato e você coloca em cima do xixi “errado”. Mas também deixa cheiro na casa, não absorve completamente e suja as patas do cão. Tudo nessa vida tem um lado bom e um ruim.

Os tapetes higiênicos são muito práticos e, para quem não conhece, vale a pena testar. Por que tapetes higiênicos? Eles duram; têm absorção rápida, ou seja, patinhas sujas de xixi, nunca mais; não deixam cheiro (que muitas vezes acontece por causa do jornal + xixi). Algumas marcas vêm com um cheiro “atrativo” que facilita o uso, atraindo o animal para urinar ali. 

Porém há diferenças entre as marcas. Nem sempre o mais barato vale a pena. Se for de má qualidade, com três xixis, vaza. Se o gel e o algodão não estiverem espalhados por todo o tapete, prejudica a absorção e também vaza. Observe se a cola, que fixa o tapete higiênico no chão, é boa - se não for, bate um vento e o tapete voa.

Fonte: BH Dicas

Foto: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Ressaltamos que todo cachorro deve ser levado para passear (e com a guia) três vezes por dia, não só para fazer suas necessidades (e, consequentemente, não fazer dentro de casa), mas também para se exercitar, socializar, gastar as unhas etc. 

2. Se mesmo passeando três vezes por dia, ou em alguma ocasião que o animal não saia por mais tempo, ele fizer xixi dentro de casa, lembramos que  água sanitária também é eficiente na limpeza. O tapete Dog's Care, que ilustra a terceira reportagem acima, é uma boa opção por ser ecológico, pois seu plástico é feito de cereais e se dissolve mais rápido no meio ambiente. E somos também favoráveis ao uso do jornal, que é ecologicamente correto, barato e cumpre seu papel.

3. E se, em vez de um filhote, você adotar um cão adulto, não terá de ensiná-lo onde fazer xixi, pois ele já faz na rua ou, quando necessário, no local correto dentro de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário