Um terço dos rios do planeta está poluído, aponta novo estudo da ONU


Ouça a reportagem aqui.

O relatório mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento dos recursos hídricos revela dados alarmantes sobre as águas residuais, tema do Dia Mundial da Água comemorado ontem, 22/3/2017. Mais de 80% vai parar nos rios e oceanos do planeta sem tratamento.

Água residual é aquela que sofre interferência por uso comercial, industrial ou doméstico, como o esgoto.

As piores condições estão nos países de baixa renda, que tratam somente entre 8% e 28% desse tipo de resíduo. Como consequência, um terço dos cursos d'água no mundo, principalmente na África, Ásia e América Latina, está completamente poluído.

O porta-voz de Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Massimiliano Lombardo, explica que a contaminação prejudica a economia e coloca em risco a saúde da população, sendo as crianças as mais prejudicadas.

"Esgotos não tratados são esgotos que têm várias substâncias contaminantes. Tem muita bactéria que causa problemas de saúde como cólera e febre tifoide, que matam crianças principalmente. E as águas residuais, se forem tratadas, podem se tornar um recurso útil para vários outros usos: irrigação, lavagem de ruas, carros e até consumo humano, água potável", afirma Lombardo.

Só em 2012, mais de 800 mil pessoas morreram em decorrência da falta de saneamento básico. Nos oceanos, a descarga de águas residuais já atinge uma área de quase 250 mil quilômetros quadrados, destruindo ecossistemas marinhos e gerando impactos na atividade pesqueira.

Ainda segundo o relatório, faltam informações objetivas para se buscar uma solução para o problema. De 181 países pesquisados, apenas 55 tinham dados a respeito do tratamento e utilização de águas residuais.

Um drama vivido por muitos ambientalistas, conforme conta o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos: "É muito preocupante porque nem se sabe que tipo de substâncias vêm sendo lançadas na maioria desses países que não informam a característica dessa poluição. No Brasil, 60% do esgoto não é tratado. Então, somente a poluição por esgotos já representa um grande drama nacional. Somente com informações corretas nós conseguiremos criar políticas mais rápidas para uma solução".

Na América Latina e Caribe, o relatório destaca o Chile como o país mais avançado no tratamento de águas residuais. Brasil, México e Uruguai aparecem como países que promoveram avanços substanciais nos últimos anos.

Para a ONU, a melhoria na gestão das águas residuais é fundamental para atingir parte das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, assinada em 2015 por mais de 190 países.

Fonte: Rádio CBN

Foto: Leopoldo Rosa / CBN


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Lembramos que várias doenças transmitidas por mosquitos se proliferam porque os rios estão poluídos e seus predadores naturais, como peixes e anfíbios, estão morrendo. A consequência disso é a origem de diversos surtos, a exemplo do que está ocorrendo atualmente com a febre amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário