Como seu gato tenta falar com você


É fácil entender os cachorros. Eles têm rostos expressivos e linguagem corporal bem compreensível. Gatos, por outro lado, são conhecidos (erroneamente) por sua “opacidade emocional”. Muita gente acha que os gatos não estão muito a fim de papo. Mas isso não é verdade, segundo pesquisadores que estudam a comunicação entre gatos e humanos - sim, esse é um campo de estudo científico.

Segundo a professora de comportamento animal da Universidade da Geórgia (EUA), Sharon Crowell-Davis, os gatos são tão expressivos quanto os cães. Recentemente, ela deu uma palestra sobre o assunto em uma conferência para estudiosos de comportamento felino em Atlanta. Sua conclusão é que nós, humanos, não compreendemos que os gatos estão tentando se comunicar.

E mais: a única coisa que você provavelmente sabe sobre comunicação felina - “ronronar significa que eles estão felizes” - não é exatamente verdade. “Gatos ronronam quando estão felizes, mas isso não é a tradução mais precisa do significado do som”, explicou Sharon para o site Science of Us. "Gatos felizes ronronam, mas um gato também pode ronronar quando está ferido ou doente.”

Ronronar

O ronronar é provavelmente uma solicitação de algo, que pode ser um simples carinho ou uma coisa mais urgente. Sim, o ronronar é o mais próximo do pedido de ajuda que um gato pode fazer. 

Esfregadinha

Quando você chega em casa e seu gato se esfrega nas suas pernas, você já pensa: “Ele quer alguma coisa”. Sim, mas não é tudo que ele está tentando dizer. "Quando os gatos selvagens estão voltando da caça, eles podem gastar vários minutos se esfregando uns contra os outros", diz Sharon. "Eles também vão envolver suas caudas sobre as costas uns dos outros - é como um abraço humano."

É um comportamento comum quando os gatos estão se reunindo após um período de separação. E o significado provavelmente se aplica à forma como os animais interagem conosco. "Quando você esteve fora o dia todo, e seu gato se esfrega nas suas pernas, é um comportamento amigável de saudação", afirma Sharon. É a forma de eles dizerem: "Você está de volta! Senti sua falta!”.


Expressões faciais

Os gatos também têm expressões faciais. A maioria das pessoas não presta atenção porque não acredita que gatos podem se expressar. Mas se você começar a observar suas carinhas, vai ver quando o bichano está estressado ou aflito. “Os músculos faciais ficam tensos quando eles estão nervosos, e quando estão felizes ou relaxados, seus músculos faciais também relaxam", revela Sharon.

Piscada

Segundo o veterinário e autor do livro How to Speak Cat ("Como falar gatês", em tradução livre), Gary Weitzman, uma piscada longa e lenta pode significar afeto. "O piscar lento é realmente um gesto de aceitação", diz Weitzman. "Eles fazem isso quando estão absolutamente confortáveis com você - e fazem isso com outros gatos também."

Não existe uma explicação do porquê gatos fazerem isso. Segundo Weitzman, é uma resposta automática quando os níveis de cortisol (hormônio do estresse) abaixam.

Miado

Gatos e humanos desenvolveram uma linguagem secreta de miados. Segundo o veterinário John Bradshaw, gatos não miam para se comunicar com outros gatos. "As pessoas pensam nisso como um comportamento felino absolutamente clássico, mas é algo que eles fazem para chamar nossa atenção", diz Bradshaw. "É realmente algo que eles adotaram como uma forma de se comunicar com os seres humanos."


Fotos: Creative Commons


Nenhum comentário:

Postar um comentário