Como lidar com intoxicação em cães e gatos


A intoxicação em cães e gatos é algo muito perigoso e que pode acometer o seu amigo peludo de diversas formas: por meio da alimentação, consumo acidental de algum produto químico, ingestão de medicamentos para humanos que não são indicados para animais, entre outras.

É muito importante que o tutor e todas as pessoas que vivem na mesma casa que o animal estejam sempre atentos e tomem algumas medidas preventivas, evitando que o animal sofra com qualquer tipo de intoxicação.

Como prevenir a intoxicação animal?

Quem tem bichos de estimação em casa sabe o quanto eles são curiosos e querem cheirar tudo o que veem.

Porém, muitas vezes, o faro deles pode falhar, fazendo com que comam algo não indicado, o que pode desencadear uma intoxicação.

Como todo cuidado é pouco, veja algumas dicas para adotar no dia a dia e evitar problemas.

Tome cuidado com os produtos de limpeza

Como muitos animais ficam na área de serviço ou circulam ao longo do dia pelo local, é comum que eles tenham fácil acesso aos produtos de limpeza da casa.

Por isso, lembre-se sempre de guardar esses itens em armários e sempre se certificar de que eles estejam bem fechados e fora do alcance do animal. Às vezes, produtos que consideramos rotineiros podem prejudicar muito a saúde do bicho.

Quando for deixar algo de molho em produtos de limpeza, cubra os baldes e bacias utilizados para isso e mantenha-os no lugar mais alto possível em relação ao chão.

Caso você tenha lavado o piso com cloro, água sanitária, desinfetante ou outros produtos similares que possam causar intoxicação animal, jogue bastante água corrente no chão depois da aplicação. Assim, você garante que não sobre nenhum resíduo do produto, o que é importantíssimo, já que o animal vai circular por ali e, depois, lamber as patinhas, como de costume.

Não dê remédios de humanos para o animal

Os animais possuem o organismo diferente do nosso e podem não suportar as dosagens e compostos presentes nos medicamentos utilizados por nós.

Por isso, jamais dê analgésico, anti-inflamatório ou qualquer outro tipo de remédio de humanos para o animal, exceto se prescrito por um veterinário.

Tome cuidado também para não deixar os medicamentos ao alcance dos animais, pois, para os mais curiosos, as caixas podem ser uma diversão, e a brincadeira pode resultar na ingestão acidental de produtos tóxicos.

Já os remédios para animais só devem ser dados com a prescrição de um veterinário, que vai saber indicar a quantidade exata, de acordo com o peso.

Não deixe os seus alimentos ao alcance dos animais

Salvo os alimentos indicados pelo veterinário do seu animal, você não deve ceder à carinha que ele faz quando você está comendo algo, pois isso pode ser muito prejudicial à saúde do seu amigo. O chocolate, por exemplo, é um alimento que jamais deve fazer parte da dieta de cães e gatos.

Por esse motivo, não deixe nenhum alimento descoberto e ao alcance do animal. Assim, ele não corre o risco de comer algo sem a sua autorização.

Tenha cuidado também com as crianças e ensine-as, desde cedo, que alguns alimentos podem fazer mal para os bichinhos e, portanto, não devem ser oferecidos a eles.

Quais são os sintomas de intoxicação em cães e gatos?

Independentemente da causa do problema, alguns sintomas de intoxicação costumam ser muito parecidos em vários animais. Veja os principais sintomas que um cão ou gato pode apresentar se estiver intoxicado:

- Vômitos

- Apatia

- Salivação excessiva e secreções saindo da boca

- Diarreia

- Fraqueza

- Falta de ar

- Febre

- Taquicardia

- Agitação anormal

- Tremores e convulsões

Lembre-se de que o animal não sabe falar e reclamar quando está se sentindo mal. Sendo assim, para que você possa notar os sintomas, deve sempre estar atento ao comportamento do animal e sua rotina. Sempre que perceber qualquer comportamento fora do normal, leve-o a uma clínica veterinária.

O que fazer se ele estiver intoxicado?

É normal que, ao ver seu animal apresentando sintomas de intoxicação, o tutor fique assustado e não saiba muito bem o que fazer. Em primeiro lugar, é fundamental que a pessoa mantenha a calma para que possa tomar as medidas necessárias corretamente, tudo sem prejudicar o animal.

Se você vê-lo ingerindo algo tóxico, o indicado é que tente tirar os resíduos da boca do animal imediatamente e, caso ele esteja em um local cercado por mais substâncias tóxicas, tire-o de lá.

Nesses casos, quando o tutor vê o que o animal ingeriu, é recomendado que o leve ao veterinário e apresente ao médico a substância. Sabendo o conteúdo do produto tóxico, o profissional consegue oferecer um tratamento mais assertivo e rápido.

No caso de encontrar o animal passando mal e exibindo algum dos sintomas citados, leve-o ao veterinário rapidamente e, se possível, já ligue para o profissional no caminho: assim, o médico estará preparado para atendê-lo nesse caso de urgência.

Caso o animal tenha vomitado, leve também uma amostra do vômito, pois isso pode ajudar o veterinário a identificar o que foi ingerido. Entretanto jamais induza o vômito no animal, salvo se isso for solicitado pelo médico.

E atenção: jamais dê leite ao animal para curar a intoxicação, pois, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse alimento pode agravar a situação.

O que pode ser dado ao animal enquanto ele não chega ao veterinário é um pouco de carvão ativado diluído em água, que é capaz de atrasar a absorção da substância tóxica que foi ingerida pelo organismo do bicho.

Em alguns casos, além de uma lavagem gástrica, a internação veterinária pode ser necessária para curar a intoxicação em cães e gatos. Desse modo, o animal receberá um tratamento intensivo, podendo ser socorrido a qualquer momento caso tenha alguma outra reação durante a recuperação.


Foto: Reprodução


Nenhum comentário:

Postar um comentário