Como apresentar ou reapresentar dois gatos



A primeira impressão realmente é a que fica. Pelo menos para os gatos. Quando a coisa começa com garras e dentes, existe uma boa chance de continuar com garras e dentes por um bom tempo. É mais uma das infinitas sabedorias da natureza para garantir a sobrevivência dos peludos, e mais uma vez cabe a nós, humanos, entrar no mundinho deles para fazer uma amizade entre dois gatos começar – e se manter – com boas impressões. E se a coisa der errado mesmo assim, hora de começar tudo de novo! Paciência é a chave.

A única coisa que você NÃO deve fazer

Imagine acordar e encontrar um estranho na sua sala. Nada legal, certo? Você provavelmente iria pegar a primeira coisa que estivesse ao alcance para brigar e defender seus peludos, não é?

Com os gatos, não é diferente. Eles são animais muito territoriais e qualquer outro gato na área deles é imediatamente considerado um intruso e uma ameaça. A maioria não vai parar para perguntar o que ele está fazendo ali, como você e o estranho na sala, e vai atacar na primeira oportunidade. Por isso, NUNCA coloque dois ou mais gatos desconhecidos no mesmo ambiente “para ver no que dá”, porque o que você provavelmente vai ver é uma briga feia.

Dois gatos podem se dar bem logo de cara, nada é impossível. Mas é uma situação tão rara, e é tão difícil apagar uma primeira má impressão, que simplesmente não vale o risco. E, afinal, não é justo dar um susto no seu bichano colocando um intruso no meio da sala dele! Lembre-se: paciência é a chave!

O que você DEVE fazer (e em ritmo de gato!)

Para que dois ou mais gatos se aceitem, eles precisam se adaptar um(ns) ao(s) outro(s). Isso envolve mostrar para todos os gatos da casa que ninguém é aquele intruso na sala e que a presença do outro é uma coisa boa e não uma ameaça.

As melhores ferramentas para alcançar isso são o tempo e a aproximação em etapas. Como os gatos percebem o mundo de uma maneira diferente da nossa, essas etapas devem ser pensadas e executadas com base nos sentidos mais importantes para eles.

Etapa 1. Olfato: Cômodos separados


Antes de levar o gato novo para casa, prepare um cômodo isolado para ele. Nos primeiros dias, é importante que ele se sinta seguro e o único contato que ele deve ter com o gato antigo é olfativo: eles devem sentir apenas o cheiro um do outro. A princípio, não se preocupe em como fazer isso, o vão embaixo da porta já é suficiente para eles conseguirem se cheirar e se escutar.

Quando o gato novo estiver tranquilo no ambiente, comendo e usando a caixinha, você pode começar a “trocar” cheiros. Pegue um par de meias (limpas!) e esfregue bastante uma em cada gato, nas costas, na bochecha. Depois, coloque a meia com o cheiro do gato novo no ambiente do gato velho e vice-versa. Não force o gato a se aproximar da meia, ele irá fazer isso por conta própria quando estiver confiante.

Assim, você está dizendo em língua de gato: “Nada muda com o cheiro desse cara aqui, tudo fica igual, ele não é ameaça”. Para ajudar, inclusive, você pode deixar petiscos perto das meias e depois de um tempo até colocá-las próximas do pratinho de comida, assim um irá associar o cheiro do outro com uma coisa boa.

Sinta o ambiente e o estado emocional de cada gato. Quando perceber que eles estão ficando mais e mais à vontade, faça novas associações boas. Um truque maravilhoso é passar um brinquedo de corda de duas pontas debaixo da porta e deixar que eles brinquem cada um de seu respectivo lado. Eles sabem que o outro está atrás da porta, e percebem que podem se divertir juntos.

Em qualquer momento dessa etapa, desde que o gato novo já esteja comendo e usando a caixinha, você pode começar a intercalar ambientes, para evitar que eles assumam uma posição de defesa em relação a seus respectivos cômodos. O gato da sala vai dar uma voltinha no quarto por algumas horas, e o do quarto vai para a sala. Só lembre que eles ainda não devem ver um ao outro, essa é a próxima etapa.

Etapa 2. Visual: Eu vejo você


Quando estiverem acostumados com o cheiro, está na hora de eles se acostumarem com a aparência. Isso pode ser questão de dias ou semanas após a chegada do gato novo, não existe um período estabelecido, afinal cada gato é um gato.

Alguns indicativos de que está na hora de iniciar a etapa visual envolvem parar de se importar com a meia e o cheiro do outro gato, parar de chiar para a porta e mostrar confiança (ficar de rabo erguido, andar no meio do cômodo, dormir em qualquer lugar e não escondido etc.).

Quando ambos estiverem nesse estado, eles podem começar a se ver, mas sem contato físico. Existem várias formas de fazer isso - a melhor é separá-los por uma porta de vidro ou de tela e deixar que comam petiscos simultaneamente, um vendo o outro a certa distância.

Outra opção é usar caixa de transporte - faça a adaptação à caixa primeiro, o gato não pode estar nervoso dentro dela. Comece com uma distância grande de vários passos e vá aproximando-os aos poucos – para alguns gatos, estamos falando de uma aproximação de dias ou semanas; para outros, minutos. Espere até que eles parem de fixar o olhar um para o outro para diminuir a distância.

Lembre-se sempre de dar petiscos quando ambos estiverem se vendo, isso é para que eles associem a visão do outro gato com uma coisa boa, comida. Você também pode servir as refeições nesses momentos ou pedir ajuda a uma pessoa para que vocês brinquem com os dois ao mesmo tempo, pois brincar é uma verdadeira terapia e ajuda-os a relaxarem.

Etapa 3. Contato: Entre patadas e lambidas, nasce a amizade


Quando não se incomodam mais com o cheiro e a visão do outro gato, existe uma chance grande de eles estarem prontos para interagir. É sempre bom fazer essa etapa com ajuda de outra pessoa ou caixa de transporte. Prevenir é sempre o melhor remédio, principalmente quando envolve animais que são caçadores por natureza.

Quanto mais neutro o ambiente onde forem apresentados, melhor. Deixe que eles se aproximem sozinhos e só interfira em caso de uma briga real. Chiados e patadas são normais, é a forma deles de dizer “aí está bom”, “você já está perto demais” ou “esse canto aqui é meu”.

E é bom que eles conversem e determinem tudo isso - a base para o relacionamento dar certo é o entendimento e respeito mútuo. Quanto mais você interferir, mais vai atrapalhar a conversa deles. Simplesmente sente e leia um livro.

Assim como nas outras etapas, essas interações devem acontecer em períodos que variam de gato para gato. É fundamental, entretanto, que por alguns dias eles só interajam com alguém por perto. Afinal, um petisco aqui, um olhar torto ali e uma briga pode começar em poucos segundos.

É normal que eles discutam um pouco no começo, mas se a coisa apertar, volte para as etapas anteriores. Lembre: paciência é a chave.

Dicas adicionais


> Aja o tempo todo como se nada estivesse acontecendo, é importantíssimo que você mantenha a calma e tranquilidade para que seu gato, que percebe suas emoções, fique calmo também;

> Use florais de Bach e/ou o ferormônio Feliway, grandes aliados para conquistar e manter a paz na casa;

> Interfira o mínimo possível nas interações entre eles: um grito, um empurrão, um bater de palmas seu vai mais piorar do que ajudar;

> Se precisar separar uma briga, use um papelão ou almofada grande para criar uma barreira entre os gatos – e tente fazer isso com calma, sem desespero;

> Se algo der errado, comece TUDO de novo. Quando a coisa não está dando certo, insistir no erro é a pior alternativa;

> Evite criar disputas, tenha tudo em maior quantidade do que o número de gatos: várias caixas de areia, vários comedouros, várias bacias de água pela casa, várias caminhas;

> Não deixe ninguém ficar com energia acumulada. Brinque muito – e diariamente – com todos os gatos envolvidos. Um gato que brinca é um gato mais tranquilo e feliz;

> Não desista! Muitos gatos levam meses para se adaptar; outros, apenas dias. Pense sempre o que você pode estar fazendo de errado e troque táticas, mude sua linguagem corporal, tente coisas novas. Todo mundo merece uma companhia da mesma espécie – e gatos que começam como piores inimigos podem, sim, se tornar melhores amigos!

Esse passo a passo também serve para fazer as pazes entre gatos que já convivem juntos, mas brigam ou disputam recursos.


Fotos: Matt / Flickr (primeira foto) // Kvothe e Vashet / Gatinho Branco (demais fotos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário