Cão que fez vigília em hospital ajuda sem-teto a rever família após 10 anos

    Foto: EPTV / Reprodução


A história do cão Marrom, que fez vigília na porta de um hospital de Limeira (SP) depois que o tutor foi internado, ajudou o amigo, o ex-morador de rua Sandro Martins, a reencontrar a família após 10 anos. Parentes contam que reconheceram o homem após verem no site G1 as imagens dele com o cachorro na saída do hospital. Os familiares procuraram o projeto social Anjos da Noite, que havia acolhido a dupla.

No último sábado (25/2/2017), a entidade promoveu em Limeira o reencontro de Sandro com duas irmãs, uma sobrinha e um cunhado. "Estamos muito emocionados porque a mãe dele morreu há três anos e ela gostava muito de cachorro. Procuramos muito e nunca o achamos e agora, do nada, a gente consegue encontrá-lo por causa desse cãozinho. É inexplicável", conta a sobrinha Catherine Martins Zulian, de 20 anos.

Adriana Martins Zulian, de 38 anos, irmã do ex-morador de rua, também se emocionou com o reencontro. "Parece até que a nossa mãe continuou olhando pelo Sandro mesmo depois de ter deixado essa terra. Ele [o Marrom] nos ajudou a reencontrar meu irmão, que eu acreditava até que já estava morto porque procuramos muito, muitas vezes, e nunca o encontramos", diz Adriana.


    Foto: André Natale / EPTV


Sandro tem 40 anos e deve ficar mais alguns dias no projeto Anjos da Noite, a pedido da própria entidade, até que a família providencie um lugar melhor e definitivo. Segundo Adriana, o irmão ainda está um pouco debilitado e carrega sequelas físicas e emocionais de um acidente que sofreu há quase 20 anos. "Depois daquilo, ele perdeu movimentos de um braço, a mulher o deixou, o pai morreu e ele nunca mais foi o mesmo."

Sandro não deu entrevista porque ainda tem dificuldades para se comunicar, conforme a família. Apesar disso, ele se lembrou de muitos detalhes do passado e reconheceu até a sobrinha Catherine, que só tinha 10 anos quando o viu pela última vez.

E o cão Marrom, que está no Anjos da Noite com Sandro, também conheceu o restante da família do tutor. "Jamais vamos separar esses dois", diz Adriana. Ela afirma que o cachorro irá com Sandro para onde ele for.

"Ele nasceu para transformar", publicou a Alpa nas redes sociais
(Foto: Alpa / 
Reprodução Facebook)


Tratamento

O coordenador do projeto social, Albert Henrique Neves, o Betinho, diz que Sandro permanecerá na entidade para iniciar um tratamento de saúde e contra dependência química. Após a reabilitação, o objetivo é que ele volte ao convívio total com a família. "Ainda não sabemos quanto tempo isso vai levar, mas a ideia é essa."

Relembre a história

O cão Marrom, que fez vigília na porta de um hospital de Limeira (SP) depois que o tutor foi internado, reencontrou o amigo na manhã de quinta-feira (23/2/2017). Os dois viviam nas ruas e a amizade da dupla ficou conhecida na cidade quando o homem precisou ser hospitalizado no último dia 15. Ele foi levado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e o cachorro ficou mais de 40 horas na porta da unidade de saúde.

Ao rever o tutor com roupas limpas, mas ainda um pouco debilitado na saída do hospital, Marrom parou, cheirou e depois "abraçou" o amigo. Ele ainda deitou no chão para receber carinho e até "posou para fotos, sentadinho e como se soubesse o que estava acontecendo", conta Larissa Maluf, voluntária da Associação Limeirense de Proteção aos Animais (Alpa), que assistiu ao reencontro.

Ela conta que ficou emocionada porque, apesar de o tutor ainda estar um pouco debilitado, "foi possível sentir a alegria do cachorro por reencontrá-lo".

Após o reencontro, Sandro foi levado para o Anjos da Noite com Marrom. A Alpa informa que pretende fazer o acompanhamento do animal, que já tinha sido vacinado e alimentado.


O reencontro de Marrom com Sandro na porta do hospital em Limeira
(Foto: André Natale / EPTV)


Ambulância

O animal ficou conhecido quando uma equipe médica foi chamada para atender um morador de rua. De acordo com o depoimento de um dos médicos que prestaram atendimento à vítima, ao ver o homem ser socorrido, Marrom entrou em desespero e pulou dentro da ambulância com o tutor.

No hospital, o cão tentou entrar no local várias vezes enquanto o morador de rua aguardava na área de emergência. Depois que o homem foi encaminhado para a UTI, ele se deitou próximo à porta de entrada e, comportado, passou a aguardar pelo amigo, conforme funcionários.

Como o homem teria de passar alguns dias internado, a Alpa recolheu Marrom para passar por atendimento veterinário e acompanhamento até a liberação de seu tutor no hospital.

Veja o vídeo do reencontro de Sandro, Marrom e a família aqui.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário