Veterinária alerta para os riscos da fumaça do cigarro na vida dos animais

    Foto: Arquivo pessoal


É comum pessoas fumantes evitarem o uso do cigarro perto de crianças e bebês. Atualmente, é proibido o uso do cigarro em ambientes fechados, pelos malefícios da fumaça. Com os animais, deveria ser da mesma forma, mas muitos esquecem ou não se preocupam.

A médica veterinária Marisa Salin fala sobre os cuidados que os tutores fumantes devem ter. "É muito comum as pessoas fumarem dentro de casa, principalmente à noite. E é quando os animais ficam mais próximos dos tutores. Da mesma forma que se deve evitar fumar perto das crianças, deve-se evitar fumar perto dos animais, pois isso pode causar problemas respiratórios também", diz.

Ainda de acordo com a profissional, os animais, quando vivem com tutores fumantes, se tornam fumantes passivos e sofrem as consequências assim como os humanos. Eles podem adquirir bronquite alérgica, problemas respiratórios, coceiras e lesões na pele.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as pessoas que não fumam, mas têm contato com a fumaça do cigarro, correm sérios riscos de doenças respiratórias e até mesmo câncer de pulmão.

Samantha Lourenço, que também é veterinária e fumante, é tutora de dois golden retrievers, Juca e Zeca. Sabendo do mal que o cigarro causa na vida do humano, e que os cães também podem se tornar "fumantes passivos", aumentando as chances de o cão acabar desenvolvendo algumas doenças respiratórias, ela toma todos os cuidados. "Sempre evito fumar ao lado dos meus cachorros, e sempre procuro um lugar aberto. O ideal mesmo é parar de fumar, que será em breve", afirma Samantha.

Samantha tem dois cães e toma todos os cuidados na hora de fumar (Foto: Arquivo pessoal)


Marisa Salin conta que os cães das raças boxer, shih tzu e pequinês sofrem mais por terem o focinho menor, e são mais propensos a doenças respiratórias. A veterinária, que tem mais de 30 anos de profissão, fala quais são os sintomas e o que fazer quando eles aparecem: "O animal fica com dificuldade respiratória e inquieto, apresentando esses sintomas após já estar bem contaminado. Então deve ser levado ao veterinário o mais rápido possível, para ser medicado. Mas o mais importante é evitar o uso do cigarro perto do animal".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário