Receita de rabanada caramelizada vegana

    Foto: YouTube / Reprodução


Existem várias versões de rabanada: com leite condensado, frita, assada. Depois de vários testes com essas versões, e até mesmo com o condensado de soja, cheguei a esse resultado. Foi a rabanada mais gostosa que fiz, e minha receita adaptei do site da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que frita a rabanada em uma calda de açúcar. Fica deliciosa!! Você pode substituir o açúcar demerara por cristal e polvilhar só canela para servir, já que a calda já deixa a rabanada docinha.

Ingredientes:

2 xícaras (de chá) de leite vegetal* - eu usei o leite de amêndoas
1 colher (de chá) de essência de baunilha
2 pães franceses (ou pão vegano de sua preferência)
1/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara
1/2 colher (de chá) de canela em pó
3 colheres (de sopa) de água
2 colheres (de sopa) de óleo vegetal
Farinha de trigo para empanar
Açúcar e canela a gosto para polvilhar

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque o leite vegetal e a essência de baunilha, misture e reserve.

Corte os dois pães franceses em fatias com cerca de 2 cm e molhe-as levemente no leite vegetal, escorrendo bem para sair o excesso de líquido. Não deixe as fatias muito molhadas, pois elas podem desmanchar quando fritar.

Coloque farinha de trigo em um pratinho e empane as fatias umedecidas, batendo para tirar o excesso.

Em uma frigideira grande e antiaderente, coloque o açúcar, a canela, a água e o óleo vegetal, misture e deixe ferver. É importante deixar o fogo baixo.

Quando começar a borbulhar, coloque as fatias de pão e deixe-as fritando na calda por cerca de dois minutos, virando-as para dourar do outro lado também.

Verifique se os dois lados estão dourados e desligue o fogo. Polvilhe com açúcar e canela, ou só canela, a gosto. Está pronto!!

Observação: se sua frigideira não for muito grande e não couber todas as fatias, repita o processo. Você pode dividir a quantidade dos ingredientes da calda para cada vez que for fazer, e depois acrescentar açúcar na hora de polvilhar; ou fazer as caldas com a mesma quantidade da receita para as duas frigideiras, e polvilhar apenas com canela no final.

Rendimento médio: 10 fatias de rabanada (contém glúten).

Veja o vídeo do preparo.





NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Ficou curioso para conhecer outras versões de rabanada vegana? A receita do Veggi & Tal leva coco. O Papa-Capim traz uma versão salgada, além da doce. Já o Menu Vegano apresenta uma receita bem fácil, mas não menos gostosa, de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário