Meu cão está envenenado/intoxicado, e agora?

    Foto: Pixabay


A intoxicação e o envenenamento são as ocorrências mais comuns a darem entrada nas emergências e clínicas veterinárias de todo o mundo. Existe uma grande confusão, entre os tutores, sobre a diferença entre envenenamento e intoxicação. Isso pode vir a ser uma dificuldade ao médico veterinário na hora de fechar o diagnóstico, por não trazer informações esclarecedoras pelos tutores na hora da anamnese.

As intoxicações são normalmente ocasionadas por substâncias tóxicas como produtos de limpeza, inseticidas, ingestão de plantas tóxicas, tintas e medicamentos, entre várias outras substâncias. Já os envenenamentos são normalmente associados a animais e insetos, como nos casos de picadas de cobra, escorpiões, sapos etc.

Um dos grandes vilões responsáveis por envenenamento em cães são os sapos. Estes excretam através de suas glândulas, localizadas nas costas, uma substância chamada bufotoxina, que causa sérios problemas de saúde aos cães, levando muitos deles à morte. Isso ocorre principalmente em animais que são criados na área externa da casa, onde entram em contato com os sapos, e, por instinto natural, lambem o anfíbio.

Existem vários fatores que indicam que seu cão está intoxicado ou envenenado. De qualquer forma, é importante lembrar que qualquer anormalidade percebida no seu cão deve servir de alerta para levá-lo imediatamente a um médico veterinário. Os principais sintomas que um animal pode apresentar no caso de alguma substância tóxica ter entrado em seu organismo são: mucosas cianóticas, ou seja, mucosas de coloração azulada; dilatação da pupila, chamada tecnicamente de midríase; depressão; cifose, isto é, a coluna em formato de arco; relutância em ingerir água ou alimento; e, em casos mais graves, convulsões.

É comum depararmos com muitas lendas em torno do tratamento da intoxicação nos cães. Uma das mais comuns é o leite. Muitos afirmam que, no caso de intoxicação, o leite "cortará" o efeito do agente tóxico. Essa informação é totalmente incorreta, pois em alguns casos, pode agravar ainda mais o quadro do animal. Outra lenda bastante comum é sobre forçar o vômito com água quente com sal ou outros métodos. Isso é eficaz apenas na ingestão de certas substâncias e no momento exato que o animal ingeriu. De qualquer forma, não é indicado fazer em casa, sem um profissional, pois na expectativa de fazer o animal ingerir algo para vomitar, o conteúdo, por estar indo para os pulmões - e não para o estômago -, causa uma pneumonia por aspiração.

Infelizmente, no caso de envenenamento ou intoxicação, não há muito o que fazer em casa, a não ser levá-lo imediatamente a um médico veterinário. No caso das picadas de cobras e outros animais peçonhentos, jamais se deve fazer torniquetes, pois isso piorará o caso. A clínica veterinária é onde o animal vai receber a correta terapia medicamentosa de emergência e ficará internado até que o quadro seja estabilizado. Jamais tente tratá-lo em casa em situações de ingestão de substâncias tóxicas ou envenenamento. Somente locais apropriados, como hospitais e clínicas, têm a infraestrutura para o cuidado ideal. Quanto mais rápido o animal chegar para o amparo médico, mais chance terá de reverter o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário