Imagens perturbadoras revelam como os animais nos circos realmente se sentem



O circo realmente pode ter seu fascínio: as luzes, as cores vibrantes, as fantasias engraçadas, o algodão-doce e a pipoca, a grande tenda, a oportunidade de ver animais exóticos de perto. Mães e pais pensam que planejar uma ida ao circo é um evento divertido e excitante que a família inteira pode aproveitar. Entretanto existe algo além desse lindo jogo de cores, da música e da empolgação disso tudo - o "circo engraçado e empolgante" não é nada engraçado ou empolgante para os animais forçados a se apresentarem nele.

Afinal, os animais não entraram no circo porque quiseram, eles foram arrastados para lá contra sua própria vontade. E, uma vez que os treinadores conseguiram prender os animais com sucesso, eles aplicam uma variedade de táticas cruéis de treinamento. Isso inclui acorrentar os animais à parede pelo pescoço para fazer com que eles fiquem de pé nas pernas traseiras. Chicoteá-los para que fiquem submissos e associem erros à dor para que eles possam apresentar seu show de maneira perfeita. Fazê-los passar fome se não se apresentaram "bem o suficiente".

Existem várias organizações trabalhando sem parar para colocar um fim nos circos e em toda a crueldade que eles englobam, e seguem essa missão de várias maneiras. Algumas organizações entram nos circos e colocam câmeras escondidas para capturar o que acontece quando o show acaba. Outras escrevem artigos detalhados descrevendo quão sombria é a vida dos animais de circos quando comparada com o tipo de vida que eles teriam se estivessem na selva. E algumas escolhem compartilhar fotografias impactantes destinadas a dar às pessoas uma ideia melhor do que a vida no circo realmente é para os animais.

A fotógrafa inglesa Britta Jaschinski (conheça seu site e blogue), por exemplo, recentemente ganhou aclamação crítica por algumas de suas fotografias de sua coleção denominada No Voice No Choice ("Sem Voz, Sem Escolha").

Sem cor, essas imagens capturam a verdadeira essência de como é a vida de um animal preso em um circo. Esse orangotango de Bornéu pertence à selva, mas, em vez disso, toda sua dignidade lhe foi drenada, e ele foi forçado a se vestir em trajes ridículos e treinado para agir como se estivesse se divertindo muito enquanto seu rosto mostra que ele claramente se sente miserável.


Esses grandes felinos deveriam estar patrulhando seu território na selva. Em vez disso, eles são forçados a ficar em bancos enquanto homens com varas os provocam. É a isso que os circos reduziram uma das espécies mais ferozes na Terra. Desolador.


A silhueta desse urso andando por uma corda é muito menos empolgante sem todas as cores, luzes e música. Nenhum urso deveria ser forçado a fazer isso.


Essas imagens quebram qualquer argumento que diz que esses animais são felizes. Sua linguagem corporal passa somente uma mensagem: "Eu odeio estar aqui".


Essas fotos podem ser em preto e branco para um efeito dramático, mas o medo e a miséria nos rostos desses animais não são nada dramatizados. Eles podem não ter a habilidade de falar verbalmente e nos contar quão deprimidos estão, mas as fotos falam por si próprias. Embora já tenham ocorrido alguns avanços para acabar com o uso de animais selvagens nos circos, estes não estão ocorrendo na velocidade que o assunto merece. A melhor forma de ajudar a acelerar o processo é boicotando todos os circos e apresentações que usam animais para "entretenimento". 



NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. A fonte original da matéria acima, o site One Green Planet, já havia publicado uma foto ainda mais assustadora sobre o mundo nada colorido do circo. Veja a imagem captada pelo fotógrafo chinês Chu Yongzhi, do Zhejiang Daily Press. A expressão de absoluto terror do macaco acorrentado para o treinador que se aproxima com um chicote é a perfeita expressão de um circo que utiliza animais.



Se você frequenta circos, você é cúmplice desses maus-tratos e torturas físicas e psicológicas. Quando esses monstros não tiverem mais público, não usarão mais animais. Portanto, se você gosta mesmo de animais, o que pode fazer é bem simples: pare de frequentar circos e outras "atrações" que os explorem e maltratem - além dos circos, há outras que possivelmente você nem saiba que causam sofrimento aos animais. Clique aqui, fique por dentro e boicote também!

2. Leia também:

Maior site de turismo no mundo, TripAdvisor não venderá mais ingressos para atrações turísticas com animais

AquaRio: na contramão do mundo civilizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário